Novo Parque Linear Igarapé Ilha do Coco foi entregue à comunidade na tarde dessa quarta-feira, 08

publicado: 09/02/2023 13h16

Local possui diversos espaços para a população, além de Sistema Viário com quase 1,5 quilômetros de extensão que ajudará a melhorar a trafegabilidade na região.

Com o objetivo de conter o avanço na Área de Preservação Permanente (APP) próxima ao Igarapé Ilha do Coco e, ao mesmo tempo, melhorar o trânsito na região, a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), entregou para a população, nessa quarta-feira, 08, o Parque Linear Igarapé Ilha do Coco. Obra está localizada entre a Avenida Liberdade e a Rua Sol Poente, no limite entre os bairros Rio Verde e União.

“Aqui é uma obra que faz parte do grande programa Prosap. Tem espaço para fazer caminhada, para andar de bicicleta, além de dar uma maior mobilidade, com rapidez de chegada de um bairro a outro. É mais uma obra linda que está sendo entregue aqui para a nossa cidade e que conteve também os alagamentos históricos nessa região, sendo mais uma etapa que nós estamos concluindo do Prosap e que me deixa muito feliz”, enfatizou Darci Lermen, prefeito de Parauapebas.

À frente do Prosap, o coordenador de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios (Copec), Cleverland Carvalho, falou sobre a importância da obra. “O Parque Linear do Igarapé Ilha do Coco não é somente uma área de lazer de esporte e lazer, mas uma obra que faz parte da primeira etapa do Prosap, onde foi feita diversas melhorias como o alargamento do canal, muro de contenção, sistema de micro e macrodrenagem para conter os alagamentos que existiam na região”.

Cleverland informou, ainda, que as famílias que moravam em área de risco próxima ao local também foram retiradas com o objetivo de conter o avanço dessas populações na APP.

Morando há mais de 20 anos na região próxima do agora Parque Linear Igarapé Ilha do Coco, Maria Oliveira, de 64 anos, diz que já sofreu inúmeras vezes com os alagamentos que ocorriam. “Aqui era só mato e não tinha saída para lugar nenhum, mas graças a Deus que o Darci fez essa obra para nós e nunca mais pegamos uma enchente. Hoje tudo mudou, está muito chique, e eu consigo fazer minhas caminhadas todos os dias”, disse agradecida a aposentada.

Obra

Formado por infraestrutura completa, espaço possui ciclovias, pergolados, praça com academia ao ar livre, guarda-corpos, lombadas, sinalização adequada, iluminação com lâmpadas de led, drenagem pluvial e vagas para estacionamentos.

De acordo com o engenheiro eletricista do Prosap, Rafael Gomes, atualmente, cem por cento das obras do Prosap utilizam a tecnologia de led. “Essa atitude se dá em virtude da maior eficiência dessas lâmpadas em relação às outras opções como, por exemplo, a lâmpada fluorescente, além de termos diminuído os custos com as contas de energia, o que melhora consideravelmente a taxa de iluminância nas nossas obras”, explica o profissional, informando que o modelo já é utilizado pela gestão municipal, na iluminação pública, desde 2017.

DMTT

Durante a liberação do espaço aos moradores, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) esteve presente para orientar e controlar o fluxo no entorno do Parque Linear Igarapé Ilha do Coco.

Com a inauguração, a via de entrada, sentido Bairro Rio Verde, fica denominada de Rua 20 e a nova rua, alternativa de saída sentido Avenida Liberdade, passa a se chamar Avenida Ilha do Coco.

De acordo com o DMTT, as ruas já estão devidamente sinalizadas e os agentes do departamento farão as devidas orientações durante o período de adaptação.

Texto: Nara Moura
Fotos: Elienai Araújo