Moradoras do Vale do Sol iniciam cursos do Programa Cidade Igualdade

publicado: 12/04/2022 09h25

Ao todo, 36 mulheres estão participando dos cursos de Pintura Industrial e Eletricista Industrial

Mais de 200 mulheres de Parauapebas têm a oportunidade de receber qualificação profissional por meio do Programa Cidade Igualdade, lançado pela Prefeitura de Parauapebas, dia 15 de março. O objetivo é profissionalizar mulheres em ocupações tradicionalmente masculinas.

Desenvolvido pela Secretaria Especial de Governo (Segov), o Cidade Igualdade conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na realização de 27 cursos de capacitação, distribuídos em vários polos da cidade, tanto na zona urbana quanto na zona rural.

O Centro Comunitário Vale do Sol é um desses polos de aprendizagem, onde 36 mulheres já estão participando das aulas desde o início de abril. Para Lucilene da Luz, uma das alunas do Curso de Pintura Industrial, as atividades estão sendo muito proveitosas.

“É um resgate de coisas que a gente não conhecia, está sendo pra mim muito bom. Está se abrindo um leque de oportunidades! A mente da gente, as amizades, muito bom essa interação com pessoas novamente. Há muito tempo fora de sala de aula, está sendo muito bom. Eu acredito que tem a ver com vocação também, eu gosto muito de mistura, eu gosto muito de cores, eu gosto de ver mudança e o curso veio agregar valores na minha vida”, afirma.

Outra beneficiária, Jafé Oliveira, uma das alunas do curso de Eletricista Industrial, avalia as atividades como uma oportunidade surpreendente. “Eu nunca pensei na minha vida que eu fosse voltar pra sala de aula pra aprender Matemática, já tem uns 25 anos que eu parei de estudar. A gente realmente aprendeu muita coisa e ainda está aprendendo muito”, reforça.

Segundo o instrutor do Senai, Willian Sena, trabalhar com turmas exclusivamente femininas exige que ele desenvolva uma abordagem personalizada para esse público, “a gente trabalha primeiramente essa parte do ser humano, depois começa a trabalhar através da Matemática o fator individual de cada pessoa que está participando do curso. Eu me sinto, como instrutor, realizado em poder estar dividindo conhecimento e ver elas colocando em prática no seu dia a dia”.

Segunda chamada

Para o Centro Comunitário Vale do Sol foram disponibilizadas 50 vagas para dois cursos, de Pintura Industrial e Eletricista Industrial, sendo que foram preenchidas somente 36. Para as 14 vagas remanescentes haverá segunda chamada, que será divulgada na página do Programa Cidade Igualdade, com a lista das selecionadas.

A meta da Prefeitura de Parauapebas é qualificar em 2022 mais 1,2 mil mulheres em profissões tradicionalmente masculinas, com o objetivo de estimular a independência e a autonomia do público feminino.

“E isso é muito importante, é uma oportunidade única pra todas as mulheres porque a gente vê eletricista homem, mas, mulher, é difícil e eu acho que isso é muito importante pra nós, para a nossa autoestima. Eu sei que tem muitas mulheres aqui que estavam precisando dessa oportunidade”, relata Jafé.

Fotos: Renato Resende

Texto: Fabiane Barbosa