O programa Mais Hortas, realizado pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), oferece assessoria técnica para a agricultura urbana, fortalecendo a produção de hortaliças na agricultura familiar do município.
A Sempror já beneficiou mais de 1.200 famílias, capacitando e viabilizando assistência técnica para o cultivo de hortaliças. O programa foi criado em 2021 como incentivo aos produtores urbanos, doando sementes e insumos para o trabalho, além de acompanhamento com técnicos.
Assim, o programa Mais Hortas visa contribuir com o cultivo de alimentos sem agrotóxicos e ainda promover a alimentação mais saudável.
De acordo com o coordenador de campo, Daniel Bessa, os inscritos recebem curso de capacitação para realizar a manutenção da horta urbana. Mas para isso, é preciso ser morador de Parauapebas e se comprometer com as atividades propostas que obedecem às legislações urbanísticas, ambientais e sanitárias.
“A secretaria acompanha de perto as necessidades dos produtores, com visitas técnicas e orientação no cultivo, contribuindo na alimentação da população de baixa renda e fortalecendo a economia familiar. Além disso, a Sempror incentiva o cultivo de alimentos sem agrotóxicos, promovendo a alimentação saudável”, explica Bessa.
Para Wesley Pereira da Silva, produtor urbano, desde que iniciou o cultivo há dois anos, a prefeitura tem assistido com as visitas técnicas continuadas e doado calcário e adubos. “Com a cultivação de couve e pepino, hoje abastecemos supermercados de Parauapebas com hortaliças de boa qualidade, e isso gera renda para manter o sustento familiar”, afirma.
Os produtores atendidos pelo programa produzem alface, couve, coentro, cebolinha, e ainda, outras culturas, como pepino, quiabo, abóbora, milho, melancia, feijão e pimenta de cheiro, que são comercializadas no município.
Texto: Cléo Lopes
Fotos: Orion Lima e Cléo Lopes
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Parauapebas