Escola por Toda Parte: Primeira unidade educacional é construída no bairro Vale do Sol

publicado: 01/12/2022 14h36

A previsão é que obra seja finalizada até o segundo semestre de 2023

Notícia boa é saber que as obras da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Cora Coralina, localizada no bairro Vale do Sol, avançam a cada dia. Com um total de 3.034 metros quadrados de área construída, a escola será a primeira unidade a ser entregue pelo Programa Escola Por Toda Parte da Prefeitura de Parauapebas e vai beneficiar além das famílias reassentadas pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), famílias de bairros vizinhos, como o Tropical.

Escola vai atender cerca de 700 crianças de quatro e cinco anos de idade. A unidade contará com 14 salas de aulas, brinquedoteca, playground, sala de leitura, sala de cultura digital, refeitório e cozinha industrial com estrutura completa. O espaço também terá enfermaria, duas salas para atendimento psicológico, bloco administrativo, pátio coberto, sala multiuso, auditório, depósito, sala de professores e guarita.

“Essa é mais uma meta a ser atingida para atender a comunidade reassentada no Vale do Sol e a comunidade anfitriã. Porque o ensino da educação infantil é muito importante para as crianças, já que esse é o primeiro contato que elas têm com a educação formal e isso faz com que elas se desenvolvam socialmente e cognitivamente”, enfatizou a subcoordenadora de Ações Sociais do Prosap, Eulália Almeida.

Obra

Atualmente os serviços ocorrem no prédio de dois pisos: térreo e superior, e seguem para a fase de construção da laje.

“Já estamos indo para estrutura de laje e piso superior dos blocos de salas de aulas, onde contamos com dois pisos com estrutura completa”, explica a engenheira civil do Prosap e fiscal da obra, Renata Siqueira.

Acessibilidade

Assim como as demais escolas do Programa Escola por Toda Parte, a EMEI Cora Coralina terá espaços adaptados para receber crianças que, por ventura, possuam algum tipo de deficiência (PCD’s), alinhado com o que determina os incisos I e II, art. 28 da Lei Nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

“A escola possuirá piso tátil, placa e mapa em braile. Todas as escolas do programa Escola por Toda Parte serão estruturadas atendendo todas as deficiências seja física, mental, intelectual ou sensorial”, expl coordenadora de projetos de arquitetura e engenharia do Escola por Toda Parte, Tatiane Pardini.

Para a dona de casa Francilene Santos, mãe de três filhos, a escola vai facilitar o acompanhamento da sua caçula de cinco anos, portadora do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

“A obra vai me beneficiar muito porque eu tenho a minha menina de cinco anos que é autista, e perto de casa é melhor, pois eu posso vir deixar e buscar e, ainda, acompanhar passo a passo o que ela vai aprender”, comemorou Francilene.

Escola por Toda Parte

Com a proposta de construir 30 novas escolas em Parauapebas, o Programa Escola por Toda Parte prevê a eliminação do turno intermediário e do déficit de infraestrutura física de escolas municipais de ensino infantil e fundamental.

Texto: Nara Moura – Prosap

Revisão: Liliane Diniz – Ascom/PMP