Equipes do Complexo Turístico se preparam para atendimentos de primeiros socorros

publicado: 28/03/2023 13h33

Preparação é realizada por meio de treinamento com integrantes do Corpo de Bombeiros e visa capacitar os servidores para fazer primeiros socorros enquanto aguardam as equipes de saúde.

Em uma área com mais de 150 mil metros quadrados, um grande lago, espaços para atividades físicas e visitas esporádicas de animais silvestres, algum tipo de acidente inesperado pode ocorrer, e isso demanda atendimento de primeiros socorros. Para garantir os cuidados necessários aos usuários do Complexo Turístico, equipes que trabalham no local participam nesta segunda-feira, 27, de treinamento.

Como atender de imediato uma criança que tombou de bicicleta e teve uma fratura, ou alguém que caiu acidentalmente no lago e corre risco de afogamento? Esses foram alguns dos assuntos trabalhados de forma prática e teórica no curso com carga horária total de 8 horas de duração, ministrado por integrantes do 23º Grupamento de Bombeiros Militar.

“É um aprendizado importante porque podemos ajudar a salvar vidas com esses conhecimentos, saberemos lidar com uma dessas situaçães apresentadas no curso até que os profissionais de saúde cheguem ao local”, afirma Estefany Luara, monitora do Complexo Turístico.

De acordo com Esnandes Silva, coordenador do Complexo Turístico, 20 monitores e controladores que trabalham no espaço participam do curso nessa primeira turma. As equipes foram divididas em duas turmas para que tenham maior aproveitamento e, ainda no mês de abril, os demais servidores que trabalham no local serão treinados.

“Este é o primeiro curso de Primeiros Socorros, porém, as equipes do complexo participam, frequentemente, de treinamentos para garantir o melhor atendimento possível aos usuários do espaço. A gente aproveita a própria segunda-feira para fazer a manutenção da área e também para capacitar as nossas equipes”, acrescenta Esnandes.

Texto: Karine Gomes

Fotos: Emelly Gonçalves

Assessoria de Comunicação/PMP