Cursos do Centro Comunitário Vale do Sol fomentam ingresso no mercado de trabalho

publicado: 14/10/2024 13h02

No local, já foram capacitadas 783 pessoas em diversos cursos; parcerias são essenciais para o desenvolvimento das atividades

Lia Fernanda Santos, de 32 anos, uma das alunas destaques da primeira turma do Curso de Bombeiro Civil Profissional realizado no Centro Comunitário Vale do Sol, acaba de ingressar no mercado de trabalho e vai colocar em prática todo o aprendizado adquirido na capacitação.

“O curso foi muito importante na minha vida porque através dele pude adquirir conhecimentos especializados na área de combate a incêndios, resgate e salvamento, primeiros socorros e outras atividades relacionadas à área da segurança. Hoje, estou empregada e só tenho gratidão a Deus”, relata, feliz, Lia, que atualmente trabalha como socorrista.

Parceria entre a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), o Instituto Maria de Lourdes e a LRSG Treinamentos, o Curso de Bombeiro Civil Profissional formou a primeira turma em março deste ano e contou com um total de seis meses de duração e 240 horas, entre aulas teóricas e práticas. A segunda turma do curso já finalizou as aulas práticas e no próximo dia 25 outubro realizará sua cerimônia de formatura.

 

 

Capacitação e geração de emprego e renda

Dando prioridade para as 250 famílias reassentadas, desde o início das suas atividades em abril de 2020, o Centro Comunitário Vale do Sol já realizou 3.845 atendimentos e capacitou um total de 783 pessoas abrindo, assim, mais oportunidades de trabalho para os moradores.

Cursos

No local, já foram realizadas as seguintes capacitações para os moradores, todas com certificações: Desenvolvimento de Habilidades e Orientação para o Mercado de Trabalho; Pão de Mel e Cupcake; Manipulação de Alimentos; Nada se perde tudo se Cozinha; Empreendedorismo; Salgados Caseiros; Strap Phone; Panetone Caseiro; Bijuteria com Material Reciclável; Fotografia; Designer de Sobrancelhas; Auxiliar Administrativo; Segurança Patrimonial e Agentes de Portaria; Eletricista de Manutenção Industrial; Habilidades de Salão de Beleza; Pintor Industrial; Artesanato; Gastronomia do Amanhã; Cosmetologia e Saboaria; Assistente de Controle de Qualidade; Operador de Equipamentos de Minas; Panificação; Chocolate; Maquiagem; Sabão; Libras (básico e intermediário); Bolo Caseirinho; Programador de Produção; Corte e Costura; Bombeiro Civil Profissional e Depilação Profissional.

 

 

De acordo com a assistente social do programa de saneamento e coordenadora do centro, Eliete Araújo, o objetivo dos cursos e serviços disponibilizados é melhorar a vida dessas pessoas. “Os cursos disponibilizados fazem parte do nosso compromisso social de acompanhamento com as famílias reassentadas pelo Prosap. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e em constante evolução, por isso, as capacitações profissionais são essenciais para o sucesso e crescimento dessa comunidade”, explica. 

Texto: Nara Moura

Fotos: Quézia Ribeiro, Elienai Araújo e arquivo pessoal
Assessoria de Comunicação/PMP