Parceria vai contribuir com pautas de educação ambiental no município.




Na manhã da última sexta-feira, 23, coordenadores dos programas “Criança Ambientalista”, “Escola vai à Flona” e “Jovem Ambientalista”, do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap), setor ligado à Secretaria Municipal de Educação (Semed), visitaram áreas de obras já executadas e em execução do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). A visita ocorreu na obra da praça em construção no bairro Beira Rio – segunda etapa do Projeto Igarapé Ilha do Coco, na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da prefeitura, no sistema viário, no bairro Liberdade, e no Parque dos Ipês.
“Já tínhamos tido uma reunião anteriormente, onde formalizamos parcerias e fizemos a apresentação do programa. Agora, eles estão vendo, na prática, as obras que estão sendo projetadas e executadas pelo Prosap; futuramente, vamos planejar ações para trazer esses alunos dos programas até as obras do Prosap”, informou a geóloga Lana Nunes, coordenadora do Programa de Educação Ambiental e Sanitária (Peas) do programa de saneamento.
Para a coordenadora do Programa Criança Ambientalista, Karla Moares, a parceria “aproxima os alunos das áreas do Prosap e, assim, promove uma educação ambiental de forma prática e inspiradora”, disse.


A analista ambiental e supervisora do Setor de Licenciamento e Monitoramento do Prosap, Zanandréa Nascimento, que também participou da visita, mencionou que o momento também serviu para esclarecer ao grupo de que forma as obras foram pensadas para a comunidade. “De que maneira a gente iniciou as atividades baseadas em estudos, projetos e demandas da sociedade. Aproveitamos para explicar que a execução das obras também teve um cuidado e uma preocupação ambiental, para que pudéssemos trazer qualidade ambiental para essas áreas e eles entendessem de que forma iniciamos e de que forma estamos concluindo esse trabalho nas obras”, falou a supervisora.
Coordenador do Programa Criança vai à Flona, o professor Paulo Pereira afirmou que a parceria com o programa de saneamento vai ajudar no planejamento das ações voltadas às escolas. “Procuramos levar os alunos das escolas públicas, particulares e das faculdades às áreas de interesse da educação ambiental. Por isso, aceitamos de bom grado o convite do Prosap para conhecer as obras e, posteriormente, realizarmos visitas guiadas com os nossos alunos”.
Reportagem: Nara Moura
Fotos: Chico Souza
Assessoria de Comunicação/PMP 2025