A Ordem de Serviço já foi assinada e a obra deve iniciar nos próximos dias para beneficiar a comunidade reassentada pelo Prosap no Vale do Sol, assim como os moradores de bairros vizinhos
O Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) deu mais um importante passo em sua missão de promover o bem-estar das comunidades reassentadas. No dia 4 de julho, foi assinada a Ordem de Serviço (OS) para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Tropical.
Essa obra, assim como a construção da escola Cora Coralina e a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vale do Sol, é considerada uma contrapartida social para as famílias reassentadas pelo Prosap. O programa reassentou 250 famílias no Vale do Sol, proporcionando um novo lar para aquelas pessoas que viviam em áreas de risco.
“Essas obras auxiliares representam uma forma de compensação para as famílias realocadas no Vale do Sol. Porém, seus benefícios se estendem não apenas a elas, mas também à população vizinha. Além das melhorias estruturais, a regularização fundiária também se estenderá às comunidades próximas, pois vamos iniciar o projeto Titula Parauapebas no Complexo Tropical, em agosto”, afirma Cleverland Carvalho, coordenador de projetos especiais na prefeitura.
A construção da UBS será financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que atua como agente financiador do Prosap no Projeto da Bacia Ilha do Coco. Essa parceria permitirá a realização de um projeto de qualidade, visando o melhor atendimento possível para a população.
A UBS, que será do tipo IV, terá capacidade para atender até 16.000 pessoas residentes no Vale do Sol e no Complexo Tropical. A localização escolhida para a obra é a avenida Jequitibá com a avenida Jatobá, área institucional 124, lote especial, no bairro Jardim Tropical. Com uma área construída de 1.155,40 m², a nova unidade contará com espaços modernos e equipamentos de qualidade para oferecer serviços de saúde essenciais à comunidade.
Além de proporcionar melhorias na saúde da população, a construção da UBS também trará benefícios para a região. Estima-se que serão gerados cerca de 60 empregos diretos e indiretos durante a execução da obra. O Prosap reafirma seu compromisso em promover o bem-estar das comunidades reassentadas.
Texto: Karine Gomes/Prosap
Fotos: Acervo Prosap
Assessoria de Comunicação | PMP