Complexo Turístico: novos espaços garantem comodidade aos visitantes

Neste início de ano, também período de férias escolares, o Complexo Turístico de Parauapebas tem sido um dos lugares preferidos para o passeio familiar.

publicado: 12/01/2024 12h58

Os motivos que atraem os visitantes para este espaço são inúmeros, como a boa estrutura oferecida para o lazer e para a prática de atividades esportivas ao ar livre. Há menos de um mês essa boa estrutura foi ampliada e agora os visitantes contam com banheiros, praça de alimentação e bebedouro de água.

São 13 sanitários femininos, sete sanitários e sete mictórios masculinos, um PCD masculino e um PCD feminino, além de um fraldário, tudo isso em uma área total de 170 metros quadrados. Acrescenta-se a essas novidades, uma praça de alimentação, também com cerca de 170 metros quadrados, formada por quatro contêineres.

“Certamente, é o melhor espaço para a gente andar com as crianças no fim de semana. Venho com os meus filhos para cá com tranquilidade, sei que aqui eles irão brincar, andar, se divertir à vontade”, diz o morador do bairro Nova Carajás, Mélisson Mousinho, acrescentando que os banheiros são espaços extremamente úteis e era o que faltava ao local.

A aposentada Maria da Silva, moradora do bairro União, elogiou o banheiro feminino. “Gostei bastante disso aqui, essa parte ficou muito boa e bonita. Eu sempre venho aqui com as minhas netas, adorei essa parte de trocar as crianças”, comentou.

Outra melhoria que oferece mais comodidade ao visitante é a cobertura instalada na área dos quiosques. Inclusive, em breve, o espaço entrará em funcionamento. E as novidades não param por aí: a recente liberação para o trânsito de veículos e pedestres da Avenida Parque, via que liga o Complexo Turístico à prefeitura, também resulta em mais acessibilidade para os visitantes do parque.

odos as melhorias implantadas foram executadas pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). “As pessoas precisam desses espaços para que o lazer delas seja realizado de forma completa. Estamos satisfeitos de promover mais bem-estar aos visitantes do complexo”, destaca o coordenador de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios da Prefeitura de Parauapebas, Cleverland Carvalho, à frente também do Prosap.

O Complexo Turístico de Parauapebas fica aberto ao público de terça a domingo, das 6h às 11h e das 16h às 22h. Mensalmente, o espaço recebe cerca de 28 mil visitantes. “Os visitantes têm aproveitado bem esses ambientes e esperamos que o cuidado por cada cantinho do complexo seja constante por todos que o utilizam”, afirma Kairoene Pereira, coordenadora do parque.

Texto: Jéssica Borges
Fotos: Gabriela Penalber