Complexo Turístico de Parauapebas recebe doação de árvore nativa do Continente Africano

publicado: 20/12/2022 14h21

Árvore doada tem cerca de 30 anos e é símbolo de resistência e vida

O Complexo Turístico de Parauapebas agora abriga um exemplar do baobá, espécie de árvore nativa do Continente Africano. A árvore foi doada ao Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) pela Escola Municipal Faruk Salmen e é considerada símbolo de resistência, fertilidade, cura, força e vida, além de a espécie existente com o tronco mais grosso do mundo.

“Ela [baobá] é bastante comum lá em Madagascar que é um país do Continente Africano e pra gente é uma honra ter uma espécie dessa aqui no nosso complexo”, disse Silvia Matos, engenheira arônoma do Prosap e integrante da equipe de paisagismo do programa.

Plantada na área de bosque do Complexo Turístico, a ação com o baobá contou com a participação de alunos do 6º Ano e fez referência ao projeto “Consciência Negra” da unidade escolar. Após plantado o baobá, os estudantes também cantaram em homenagem a árvore: “sagrada é a árvore que vem pra ensinar… A baobá trazendo energia para o povo de cá”.

“A importância do projeto Consciência Negra é pra que os nossos alunos cresçam com o desejo de ser felizes neste país, pois eles não são a escória da sociedade, mas sim pessoas descendentes de reis, de rainhas e de guerreiros. Eles não são descentes de escravos”, observou a vice-diretora da Faruk Salmen, Diva Santos.

Diva Santos disse que a muda da baobá foi doada pela Faruk Salmen ao Complexo Turístico por ser uma árvore de bastante abrangência e, assim, precisar de um local com maior espaço. Diva, por sua vez, recebeu a muda do baobá do seu amigo, o advogado Daniel Rocha (in memória). “Vocês estão de parabéns por abraçar essa causa e por estar imortalizando, aqui, cultura, história. Todas as vezes que passarem, aqui, vai ter uma placa dizendo de onde veio essa árvore”, complementou a vice-diretora informando que, ao que tudo indica, essa é a primeira muda da espécie baobá catalogada no estado do Pará.

A coordenadora Programa de Educação Ambiental e Sanitária (Peas) do Prosap, Lana Nunes, esclareceu que a ação, realizada no dia 14 de dezembro, fez parte das atividades desenvolvidas pelo Peas/Prosap. “A árvore representa a personificação do espírito africano, além da sua importância ambiental como reservatório de água. Ficamos muito felizes com a doação da muda do baobá”.

Texto: Nara Moura – Prosap

Foto: Órion Lima – Ascom/PMP