Prefeitura de Parauapebas inicia obras do Complexo Florindo o Mundo

publicado: 18/02/2022 16h38
Mais um grande projeto começa a ser executado pela Prefeitura de Parauapebas, desta vez para tornar mil mulheres empreendedoras no ramo da floricultura e jardinagem.

“Aqui nós queremos que as mulheres possam ter a sua independência e isso é fundamental pra nós”. Foi com esse tom de determinação que o prefeito Darci Lermen assinou na quarta-feira, 16, a ordem de serviço para a construção do Complexo Florindo o Mundo, no bairro Tropical, na área do Projeto Pipa.

O projeto faz parte do Programa Municipal de Investimentos (PMI) conduzido pela Secretaria Especial de Governo (Segov), com a finalidade de, em três anos, capacitar mil mulheres no ramo da floricultura e jardinagem, para que se tornem empreendedoras. “Esse é um projeto na verdade de geração de emprego e renda. Aqui não estamos fazendo assistencialismo. Aqui nós queremos que as mulheres possam ter a sua independência e isso é fundamental pra nós”, ressaltou Darci Lermen.

A obra está prevista para ser concluída em 18 meses e irá oferecer toda a infraestrutura e condições necessárias para que as mulheres se tornem empreendedoras.

“São várias secretarias envolvidas num projeto que abraça as mulheres e tenta produzir, a partir delas, primeiro um mundo mais florido e, depois, produzindo com elas a possibilidade de se tornarem empreendedoras”, frisou o titular da Segov, Keniston Braga. “Sonhamos, projetamos e agora vamos começar a produzir de verdade”, acrescentou ele.

São seis as secretarias municipais envolvidas com o Florindo o Mundo: além da Segov, as secretarias da Mulher (Semmu), Desenvolvimento (Seden), Produção Rural (Sempror), Meio Ambiente (Semma) e Assistência Social (Semas) e ainda o Prosap.

Todos os gestores dessas pastas participaram da assinatura da OS ao lado de Darci Lermen, do vice-prefeito João do Verdurão e dos vereadores Zacarias Assunção, líder do Governo na Câmara Municipal, Zé do Bode, Eliene Soares, Josivaldo da Farmácia e Raianny Rodrigues, vereadora que irá assumir na Câmara com a ida de Luiz Castilho para a Secretaria de Obras (Semob).

Reconhecimento feminino

Das mil mulheres que serão capacitadas, 100 começaram a fazer cursos no ano passado, como os oferecidos pela Seden, em parceria com o Sebrae, que ensinaram e orientaram o grupo sobre empreendedorismo, cooperativismo e como e quando recorrer ao Banco do Povo.

“Estou feliz em ver o projeto dando mais um passo agora”, declarou Sirley Souza, que participou dos cursos e, na assinatura da OS, falou em nome das mulheres do Florindo o Mundo. “Nunca vi nada tão grande ser feito para as mulheres nessa cidade. Nunca!”, enalteceu ela ao agradecer à gestão municipal “pela dedicação às mulheres do município”.

 

Cooperativismo: o melhor caminho

Na solenidade, Darci Lermen motivou as mulheres do projeto a criarem cooperativas de floricultura e jardinagem em Parauapebas, considerado pelo prefeito o melhor caminho para o sucesso delas no ramo do empreendedorismo.

“Nós vamos trabalhar para termos uma grande cooperativa. Acreditar na força coletiva, neste momento, é muito importante. A gente poderá, com a cooperativa, vender para qualquer canto do Pará, do Brasil e até para fora do País”, enfatizou Darci Lermen.

Para isso, não vai faltar suporte da prefeitura, garantiu o prefeito, que citou como exemplo de sucesso em cooperativismo o município de Holambra (SP), conhecido como a cidade das flores. “Quero que sejamos para o nosso Estado o que hoje Holambra é para todo o Brasil”, destacou o gestor municipal.

Texto: Hanny Amoras
Fotos: Elienai Araújo
Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP