PMI

Complexo Florindo o Mundo com 75% das obras concluídas

Já foram levantadas as estruturas dos blocos de administração, floricultura, vestiário e almoxarifado e agora será finalizada a montagem de quatro estufas e do minhocário. Esta semana começou a revitalização do lago, que irá ligar o complexo ao Projeto Pipa. Além disso, a área terá uma pista de 400 metros para passeios e caminhadas.

publicado: 28/09/2022 18h14

“Nós vamos fazer toda a adequação nesse novo espaço, que vai ficar lindo aqui no Florindo Mundo, no Projeto Pipa. Vai ficar todo mundo feliz e a comunidade ganha com tudo isso”. A afirmação, em tom de entusiasmo, é de Ronald Ferreira, encarregado das obras do Complexo Florindo o Mundo, projeto que faz parte do Programa Municipal de Investimentos (PMI) da Prefeitura de Parauapebas.

Com 75% das obras concluídas, o complexo, localizado no bairro Tropical, começa a ganhar forma e entrará na fase de acabamento a partir de outubro. Já foram levantadas as estruturas dos blocos de administração, floricultura, vestiário e almoxarifado. “E já estamos com tudo para finalizar a montagem das estufas, toda a pavimentação daqui e da área que vai circular todo o lago”, informa a engenheira Thaynara Santos.

O lago citado por ela fica entre o Florindo o Mundo e o Projeto Pipa, que agora no final de setembro começou a passar por todo um processo de limpeza e de revitalização, inclusive com a proteção das três nascentes.

Para ligar o complexo e o Florindo o Mundo, será construído um píer com um chalé ao centro. No entorno do lago, haverá 400 metros de pista de passeio e caminhadas, com área bem arborizada para piquenique e diversão.

“Vai ter um bosque aqui no entorno do lago, onde as pessoas poderão fazer sua tarde de lazer, aproveitar seu domingo. O projeto é lindo e bem adequado à necessidade da comunidade”, frisa Ronald Ferreira.

Lago começou a ser revitalizado pela prefeitura, para início da construção ...
... do píer, com um chalé central, que irá ligar Florindo o Mundo ao Pipa.

Beleza e empregabilidade

Previsto para ter as obras concluídas no final de janeiro de 2023, se tudo transcorrer conforme o cronograma da prefeitura, o Florindo o Mundo foi projetado pela Secretaria Especial de Governo (Segov) com duas finalidades principais: garantir trabalho e renda para mil mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica em embelezar Parauapebas, com plantação de flores em calçadas, canteiros, praças, rotatórias e prédios públicos.

Para ter trabalho e renda, no complexo as mulheres irão aprender técnicas de plantio, colheita e comercialização de flores e serão treinadas para montar cooperativas ou suas próprias empresas. “Tudo no complexo foi pensado para elas encontrarem toda a estrutura necessária para serem capacitadas e terem sucesso nos empreendimentos que possam investir”, diz o secretário especial de Governo, Wesley Costa.

O Florindo o Mundo está sendo construído numa área de 11 mil metros quadrados, onde haverá quatro estufas para as flores, laboratório, vestuário, minhocário e um canteiro de rustificação, onde as sementes das flores serão preparadas para vários tipos de solo.

Texto: Hanny Amoras
Fotos: Elienai Araújo