Ciclo de palestras encerra Semana do Meio Ambiente

publicado: 13/06/2024 14h30

A 29ª Semana do Meio Ambiente, iniciada no início de junho chegou ao fim nesta quarta-feira, 12, com a realização de um ciclo de palestras no plenarinho da Câmara Municipal de Parauapebas. Com o tema “Mudanças Climáticas: Estratégias para tornar territórios resilientes diante de uma questão global, o evento de encerramento contou com a presença de ativistas do clima e empresas.

De acordo com a Karla Ribeiro, coordenadora geral da programação, o encerramento tem o objetivo de fechar a programação, além de discutir as medidas que devem ser tomadas agora para a preservação do meio ambiente. “O evento como um todo deixa um legado de conhecimento, uma vez que a população em geral ainda não conhece as ações realizadas pelo poder público, empresas, voltadas para a temática ambiental. Então, encerrar a programação da Semana do Meio Ambiente discutindo o meio ambiente foi fundamental”, afirma a coordenadora.

Um dos palestrantes, Xawãn Xikrin, afirmou que é muito importante discutir o aquecimento global que está a cada dia mais presente. “Hoje, nós, povos indígenas, queremos proteger a mãe natureza. Então, é necessário debater e dialogar sobre os acontecimentos relacionados a preservação da vida”, diz o ativista socioambiental.

A programação da 29ª Semana do Meio Ambiente começou no dia 6, com ações educativas, como troca de sachês alimentícios para caninos e felinos por mudas ornamentais, e de garrafas PAD e PET por mudas ornamentais ou frutíferas. Além disso, foi realizada também limpeza do lago do bairro Nova Carajás com recolhimento de lixo.

Texto e fotos: Márcia Machado