Ciclistas encerram programação do Meio Ambiente com passeio na Floresta de Carajás

publicado: 26/06/2023 09h22

Mais de 400 ciclistas inscritos. Este foi o saldo do passeio ciclístico realizado neste domingo, 25, em comemoração ao mês do Meio Ambiente. Em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Vale, Prefeitura e União dos Ciclistas de Parauapebas, o evento marcou o encerramento da programação do meio ambiente com a subida e descida da estrada Raimundo Mascarenhas, na Serra dos Carajás.

De acordo com Jose Paixão, bicampeã de Mountain Bike, além de promover a temática da preservação ambiental, a atividade incentiva a prática do esporte. “Pessoas que faz tempo que não pedalam, que não saem, mas querem viver essa emoção acabam sendo estimuladas pelo esporte na cidade”, afirma a participante.

Para Nívea Silva, coordenadora de desenvolvimento socioambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), a parceria entre as entidades envolvidas é saudável e este ano alcançou a marca de 450 inscritos. “O passeio já é tradição e este ano batemos o recorde de inscrições, alcançando a marca de 450 pessoas inscritas”, declara a coordenadora.

Não foi só o número de inscritos que foi recordista. A participação também superou a marca dos anos anteriores. Ao todo, 512 ciclistas subiram e desceram a serra.

Vitor Garcia, coordenador de uso público da Floresta de Carajás e representante do ICMBIO no evento, disse estar muito contente com a ampla participação. “A gente abre a Floresta Nacional de Carajás pras pessoas interagirem com o meio ambiente, a sociedade de Parauapebas, ciclistas de Canaã, de Marabá, todos vem pra usufruir desse momento. É um momento único.”, encerra o gestor.

Texto: Márcia Machado

Foto: Ascom – PMP