Cavalgada da Carimã celebra tradição, integração e serviços à comunidade

A tradicional Cavalgada da Carimã reuniu centenas de participantes neste sábado, 08, celebrando cultura, integração e desenvolvimento na região do Contestado. Com apoio especial da Prefeitura de Parauapebas, o evento contou com comitivas, homenagens e uma série de serviços públicos levados à população.

publicado: 08/11/2025 19h12

A cavalgada foi o ponto alto de uma programação que movimentou a Vila Carimã e a PA Lana durante toda a semana. Elaine Ramos, da organização, destacou o impacto positivo das ações:

“Nossa expectativa é muito boa porque nós passamos a semana com ações dentro da Vila Carimã e Lana, e agora finalizando com a cavalgada. Isso é muito gratificante pra nós porque alimentamos o comércio da zona rural, que precisamos, e outra, a gente não precisa só de trabalho não, a gente também precisa de diversão!”

Márcia Araújo, que há mais de uma década participa da organização, reforçou o caráter tradicional do evento:

“Há mais de 10 anos a gente participa desta cavalgada da Carimã. A concentração acontece aqui na Lana, PA Lana. A gente organiza as comitivas, os trechos, oferece o café da manhã… já é tradição da minha família participar desta festa cultural na região do Contestado”.

Ela também emocionou o público ao lembrar do pai, pioneiro da cavalgada, quando apresentou o cavalo que ele mais gostava:
“Meu pai faleceu há três meses, inclusive será homenageado hoje aqui”.

Daniel do Peixe, da PA Rio Branco, é um dos beneficiados na região. Ele participa de cavalgadas montando e divulgando o trabalho da sua empresa. “Esse tipo de evento ajuda muito a nós, porque é onde conseguimos conversar com o pessoal e falar sobre nosso produto. Trabalhamos com a venda de peixes e alevinos há mais de 12 anos. Fornecemos para o Banco de Alimentos, vendemos na Feira do Produtor e no varejo local”, destacou o piscicultor.

A cavaleira Nídea de Paula, de Parauapebas, participou pela primeira vez na Carimã:
“É a minha primeira aqui na Carimã, a segunda cavalgada que participo”.

Ela contou que sua comitiva é formada por cerca de 100 pessoas, mas nem todos puderam comparecer:
“Viemos em minoria, mas viemos com força e fé! Tirando a queda que eu já peguei na estrada, da aventura, é bom demais!”

Maninho, que trabalha em um caminhão boiadeiro, também veio da PA Rio Branco e levou para a cavalgada o mini-boi “Boneco” e o boi “Professor”. Os animais são tão mansos que fazem a alegria da criançada. “Eles se comportam bem nas cavalgadas, cuido bem deles. O Boneco nasceu na minha roça e o Professor já está com a gente há uns 10 anos”, disse, orgulhoso, enquanto terminava de arrumar os bois.

Além da celebração cultural, a prefeitura levou serviços essenciais à comunidade. Beatriz Ramos, primeira dama e secretária da Mulher, destacou a presença do programa itinerante:

“E para alegrar ainda mais esta festa e beneficiar o pessoal da Vila, a gente trouxe o Prefeitura + Perto de Você, que começou na quinta-feira. Muito feliz em participar deste momento, desta festa que está tão linda”.

O prefeito Aurélio Goiano também esteve presente e falou sobre a parceria com Marabá e os avanços na região:
“Graças a Deus a gente tem este termo de parceria com Marabá. O território é marabaense, mas o Contestado, Vila Carimã e região é nossa”.

Ele ressaltou a estrutura inédita da festa:

“Já são três dias de festa, inédito isso também, nunca tinha acontecido aqui na Carimã. Trouxemos a Carreta da Mulher, a Unidade Odontológica e mais outros serviços: CadÚnico, Secretaria de Ação Social, SAAEP… todas as secretarias imbuídas em trazer um pouquinho mais de conforto, um pouquinho mais de qualidade de vida”.

O evento enalteceu o elo entre tradição e cidadania, fortalecendo vínculos e levando dignidade às comunidades rurais.

Texto e fotos: Deca Reis

Assessoria de Comunicação/PMP 2025