E em Parauapebas não é diferente, muitos parauapebenses iniciaram janeiro já caminhando por vários espaços públicos construídos pela prefeitura, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).
Mas a caminhada para ser segura precisa ser feita em locais apropriados para esse fim. Quando realizada em locais inadequados passa a oferecer riscos ao praticante, a exemplo do que vem acontecendo na região entre os bairros Rio Verde, União e Liberdade, onde o Prosap executa obras de saneamento básico. Nesse local, muitas pessoas têm escolhido a área de obra para caminhar, o que é perigoso.
“A gente tem avisado e orientado às pessoas que não devem transitar por essa região com obras, é inadequado”, adverte o engenheiro civil do Prosap, Cássio Roberto, acrescentando que o número de pessoas caminhado por entre maquinários de obras cresceu nos últimos dias.
Segundo o engenheiro civil, no primeiro fim de semana de 2024 um motorista invadiu a região em que o sistema viário segue em construção e por pouco não causou um acidente grave. “Em breve, vamos liberar um trecho de obra e a população poderá caminhar de forma segura. Mas até lá a gente conta com a parceria de cada morador em não transitar por trechos em obra”, reforça Cássio Roberto.
Texto: Jéssica Borges
Fotos: Arquivo Prosap
Assessoria de Comunicação/PMP