Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) destaca avanços do Prosap durante missão de supervisão em Parauapebas

publicado: 06/10/2025 13h41

Realizada entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro, a missão teve como foco a avaliação técnica e socioambiental do programa

Em mais uma missão de supervisão presencial, técnicos especialistas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estiveram em Parauapebas para inspecionar, supervisionar e acompanhar, de maneira técnica e socioambiental, as obras e ações do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). O acompanhamento abrangeu as atividades do Projeto de Recuperação e Revitalização do Igarapé Ilha do Coco, que recebe 80% de financiamento do BID.

Na ocasião, além de avaliar as obras concluídas e em andamento, os especialistas técnicos do banco, em conjunto com a equipe técnica do programa, também realizaram uma análise dos avanços gerais da execução do Prosap. Entre os aspectos avaliados estavam os acordos relativos à revisão de carteira (que incluem a renovação da parceria com a instituição), o planejamento operacional com cronograma das execuções, os resultados e o planejamento do Relatório de Monitoramento de Progresso (PMR), que acompanha a implementação dos projetos financiados pela instituição. Também foram discutidos o fortalecimento institucional nas questões sociais e ambientais da operação, além do panorama das afetações e outros temas relevantes, incluindo dúvidas pontuais da equipe.

Segundo o coordenador do Prosap, Thiago Batista, a visita da equipe técnica do banco oferece a oportunidade de demonstrar, de forma prática, os avanços conquistados pelo programa. “Estamos recebendo, mais uma vez, a missão do BID para apresentar as ações sociais e ambientais que realizamos e, claro, o progresso das nossas obras. A presença da equipe reforça a parceria entre o banco e o programa, além de evidenciar o compromisso da nossa gestão, sob a liderança do prefeito Aurélio Goiano, com a execução das obras”, destacou o coordenador. Ele ressaltou ainda que o Prosap vai além de um simples programa de obras, englobando também ações sociais e ambientais de grande relevância para Parauapebas.

“Viemos para uma visita de supervisão, com o objetivo de acompanhar de perto o andamento das obras. Como parceiros deste projeto, buscamos entender de que forma podemos contribuir para aprimorar e aperfeiçoar as execuções. O progresso está muito positivo, e ficamos surpresos, de maneira bastante favorável, com o retorno da sociedade em relação ao programa”, afirmou Flávia Oliveira, especialista sênior de Água e Saneamento do BID e atual chefe da Missão. Ela também destacou e elogiou o fato de o programa contar com uma equipe própria dedicada à execução das ações.

Especialistas

Além da chefe da missão, Flávia Oliveira, a equipe técnica do BID que veio a Parauapebas também contou com a participação de Tiago Pena, ex-chefe da missão e especialista da Divisão de Água e Saneamento; Wesney Bazílio, analista de operações; Irene Roca, socióloga e especialista social; e Henrique Gava, especialista ambiental do banco.

Visitas e reuniões internas

Durante os quatro dias de missão do BID, a equipe de especialistas realizou visitas a diversas obras já concluídas, entre elas as 250 unidades habitacionais, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a Escola Cora Coralina, localizadas no Residencial Vale do Sol. Também foram visitadas a Unidade Básica de Saúde (UBS) Tropical — entregue à comunidade em junho deste ano —, o Aterro de Resíduos Classe A (destinado a materiais recicláveis), o chamado Bota-Fora, no bairro Nova Carajás, e o Complexo Turístico Bel Mesquita, no bairro Beira Rio.

As visitas e supervisões também contemplaram obras em andamento, como a de revitalização e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Rio Verde, a área de lazer em construção em frente à Câmara de Vereadores e o viário que está sendo implantado nas proximidades da rotatória da Prefeitura, no bairro Beira Rio.

Nas reuniões internas, as equipes do banco e do Prosap discutiram as ações desenvolvidas pelo programa nas áreas social e ambiental. No âmbito social, além das iniciativas e projetos voltados aos moradores das áreas de intervenção, foi destacado o avanço na operacionalização do Mecanismo de Resolução de Queixas (MRQ), importante ferramenta de comunicação que assegura o diálogo permanente com a comunidade impactada pelas obras. Já na área ambiental, entre as diversas pautas abordadas, houve ênfase no andamento das ações educativas promovidas pela equipe ambiental do programa.

Texto: Nara Moura

Fotos: Chico Souza

Assessoria de Comunicação/PMP 2025