Audiências do PPA avançam e moradores destacam melhorias no Cidade Jardim

publicado: 09/07/2025 23h52

O PPA é o principal instrumento de planejamento estratégico da gestão municipal

A Prefeitura de Parauapebas segue realizando as audiências públicas para a construção do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029. Na noite desta quarta-feira (9), foi a vez da comunidade do bairro Cidade Jardim participar da escuta popular, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dorothy Stang, com foco especial em demandas da zona Nordeste da cidade. O encontro reuniu moradores e secretários municipais, em um momento marcado por anúncios de investimentos e diálogo direto com a população.

O PPA é o principal instrumento de planejamento estratégico da gestão municipal, estabelecendo as prioridades e metas do governo para os próximos quatro anos. Entre os eixos debatidos, estão infraestrutura urbana, saúde, habitação e segurança institucional em áreas consideradas fundamentais para atender a uma população que já ultrapassa os 300 mil habitantes.

“Nós temos acompanhado e eu tenho participado em todas as audiências, desde o domingo no Cedere. E hoje nós estamos aqui no Cidade Jardim, um momento muito importante para que a gente possa ouvir as demandas da população. Por mais que a gente faça estudos, por mais que a gente faça pesquisa, mas nada do que ouvir a própria população relatar o que ela sente de deficiência no seu bairro, seja na hora da saúde, na educação, na segurança pública, para que a gente possa planejar o nosso PPA, que é justamente os próximos quatro anos, que envolve, inclusive, o primeiro ano do próximo mandato”, afirma Hipólito Gomes, secretário de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão.

Durante a audiência, moradores como representantes do bairro Cidade Jardim expressaram gratidão pela oportunidade de participar ativamente das decisões e pela devolutiva imediata de algumas demandas. Wagner Pereira, pintor industrial e morador da comunidade, destacou o PPA. “A importância é que fica bem explicado, que a população vê o que o prefeito está fazendo e pode dar opinião e que mais pode melhorar cada um dos bairros.  E a minha opinião que é muito bom. Isso é excepcional. A participação pública é ótima. Mais um ponto para o nosso prefeito, que está trabalhando e tem muito o que fazer, mas ele está arregaçando as mangas, metendo a cara e fazendo mesmo. Estamos avançando com melhorias no bairro”.

A participação popular é considerada essencial para garantir que o PPA reflita as reais necessidades e prioridades da população de Parauapebas, reforçando o compromisso da gestão com a reestruturação da cidade, com responsabilidade e ouvindo o povo. “O Plano Plurianual é de suma importância para o município de Parauapebas, para a população. É muito importante que a população de Parauapebas participe, para que torne esse momento democrático e mais eficiente”, disse Ivatália Martins, servidora municipal.

As audiências seguem até o domingo (13), com os próximos encontros distribuídos entre diversos bairros e vilas da zona rural:

10 de julho – VS-10

11 de julho – Nova Carajás

12 de julho – Palmares 2

13 de julho – Vila Sanção

Reportagem: Fábio Relvas

Fotos: Caio Gabriel e Irisvelton Silva

Assessoria de Comunicação / PMP 2025