Amigos do Prosap realizam mais uma ação de plantio de mudas no Parque dos Minérios

O grupo de voluntários é uma iniciativa do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), com o propósito de contribuir para a recuperação de áreas degradadas através do plantio de mudas de diversas espécies, incluindo algumas frutíferas.

publicado: 17/04/2024 09h46

A segunda atividade de plantio conduzida pelos Amigos do Prosap ocorreu na segunda-feira, 15, na área do Parque dos Minérios, com a participação de profissionais de empresas privadas. O grupo de voluntários está inserido no âmbito do Programa de Educação Ambiental e Sanitária (Peas) do Prosap, visando engajar a comunidade no plantio de mudas em áreas degradadas. A ação contou com a presença de representante do ICMBio.

“O Prosap é um projeto apoiado pelo ICMBio desde seus estágios iniciais, então, contribuir com uma ação como essa é de extrema importância para nós. Envolvendo as pessoas em iniciativas desse tipo, elas também abraçam a causa, que não é fácil, pois recuperar é muito mais desafiador do que manter. Não há obra sem impacto, porém, existem medidas para reverter ou minimizar esses impactos. Este é um trabalho árduo, porém crucial para recuperar toda a área e deixá-la em condições de promover a biodiversidade”, destacou Manoel Bizerra, Analista Ambiental do ICMBio.

“A equipe do Prosap participou de um DS conosco em Carajás, onde pudemos conhecer o trabalho ambiental do programa. Recebemos também o convite para nos unirmos aos Amigos do Prosap e aqui estamos com alguns membros de nossa equipe, participando desta ação maravilhosa para contribuir com o meio ambiente”, ressaltou Antônia Frazão, analista ambiental da empresa Parex Engenharia.

Como se tornar um voluntário do grupo

Os interessados em contribuir com o meio ambiente por meio do grupo de voluntários Amigos do Prosap devem se inscrever no link https://prosap.parauapebas.pa.gov.br/amigos-do-prosap/
e preencher o formulário.

A equipe ambiental do programa entrará em contato para fornecer informações sobre os procedimentos e incluir o participante em um grupo de WhatsApp, onde serão compartilhadas informações e o cronograma de atividades de plantio e outras ações do grupo.

Texto: Karine Gomes

Fotos: Emelly Gonçalves