



Força, coragem, determinação e resiliência marcaram a aula prática, desta semana, dos alunos do Curso de Bombeiro Civil Profissional. A aula faz parte do módulo Prevenção e Combate a Incêndio desenvolvido neste mês de agosto, e teve como objetivo colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e proporcionar experiências reais com simulações de emergências.
“Fizemos, aqui hoje, uma aula prática de incêndio florestal. Além do uso de materiais e equipamentos, também tem a mobilização para se chegar até o foco de incêndio e a prática com fogo real em área controlada”, disse o instrutor e subtenente da reserva do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), Valdireno Guido, afirmando a necessidade de os alunos terem essa noção, já que muitos bombeiros civis necessitam trabalhar com o incêndio florestal, principalmente nesta região. “É preciso rigor físico e mental para enfrentar esses tipos de missões”, complementou.


O percurso escolhido para a aula prática teve início na praça do bairro Beira-Rio, próximo ao Terminal Rodoviário e ao Quartel de Bombeiro Militar, e seguiu até o “Morro das Orações”, localizado no bairro Parque dos Carajás, local onde ocorreu a simulação de incêndio florestal.
“Cada módulo vencido é uma superação. Hoje, foi para mim, a maior superação porque a subida é muito alta, exige bastante esforço físico e eu consegui! O sentimento é de vitória e superação dos meus próprios limites”, comemorou muito emocionada a aluna Eliana Gonzaga, de 56 anos.
As aulas práticas são fundamentais para que os futuros bombeiros civis estejam, de fato, preparados para proteger vidas e patrimônios, atuando de forma responsável e profissional.

Capacitação
Esta já é a terceira turma do Curso de Bombeiro Civil Profissional realizado pela Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), em parceria com o Instituto Maria de Lourdes e a LRSG Treinamentos. A capacitação teve início em abril e segue até o final do mês de outubro deste ano, quando certificará os alunos concluintes com carga horária total de 240 horas/aula.
Durante os seis meses de formação, os alunos também participam dos módulos Básico (teoria), Socorros de Urgência e Emergência, Salvamento Terrestre, Salvamento em Altura, Emergências Químicas e Gerenciamento de Emergências.
Texto: Nara Moura
Fotos: Chico Souza e arquivo Prosap
Assessoria de Comunicação/PMP 2025