No último sábado,15, funcionários de empresas privadas, voluntários do grupo Mudando Vidas e membros do setor ambiental do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) se uniram para realizar a ação Plantando o Futuro. Neste evento, foram doadas 100 mudas frutíferas ao Complexo Turístico de Parauapebas.
A coordenadora de Educação Ambiental do Prosap, Lana Nunes, explica o propósito da iniciativa: “o nosso objetivo com essa ação é envolver a comunidade, parceiros empresariais e promover a educação ambiental, o uso sustentável do espaço e um futuro mais verde através do plantio de mudas, trazendo a comunidade para o nosso lado”, explica Lana.
As mudas frutíferas, como açaí, ingá cipó e buriti, quando crescerem e começarem a produzir frutos, desempenharão um papel crucial no fornecimento de alimentação para os animais que habitam a Área de Proteção Ambiental (APA), onde o Complexo está localizado, e também no Parque Natural Morro dos Ventos, situado nas proximidades.
Silvio Albuquerque, gerente geral da RIP Engenharia, enfatiza a colaboração e o propósito por trás dessa iniciativa. “Em parceria com a prefeitura, o Prosap, a Vale e outras empresas parceiras, nos unimos para promover uma melhor qualidade de vida e para inspirar as gerações futuras a cuidar do meio ambiente.”
“Esta ação tem um significado muito importante para nós, pois foi realizada próxima ao Dia da Árvore. O projeto de plantio de mudas de árvores na cidade traz consigo uma mensagem fundamental de sustentabilidade ambiental”, destaca Erik Bastos, membro do grupo de voluntários Mudando Vidas.
Texto: Karine Gomes
Fotos: Amílcar Martins
Assessoria de Comunicação | PMP