A força feminina no curso de Bombeiro Civil

publicado: 04/03/2024 16h02

Seja nas aulas práticas ou teóricas, elas se destacam mostrando a força do universo feminino

Promovido pela Prefeitura Municipal de Parauapebas em conjunto com o Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Fundo Nacional de Meio Ambiente (Prosap), o curso de Bombeiro Civil traz consigo a superação de desafios e também aprendizado para salvar vidas.

O curso abrange disciplinas teóricas e práticas, incluindo noções de segurança, legislação, equipamentos de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, entre outros. As mulheres têm sido destaque na turma, seja nas aulas práticas ou teóricas.

Conforme destaca Eliete Araújo, assistente social do Prosap e coordenadora do Centro Comunitário Vale do Sol, as mulheres são exemplos de persistência e coragem, abraçam a oportunidade em adquirir mais conhecimento e romper os paradigmas.

Outro parceiro importante na realização da capacitação é o Instituto Maria de Lourdes, que junto à prefeitura e Prosap tem exercido um papel importante no âmbito social, na vida de cada jovem que está inserido na formação de Bombeiro Civil.

“É uma formação que capacita profissionais para atuar na prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros e evacuação de áreas de risco, eles não vão perder o medo, mas adaptar o corpo, o organismo a receber este conhecimento, mesmo eles não gostando de altura, mesmo eles não gostando de espaço confinado, após a capacitação, estarão aptos a fazer um resgate”, enfatiza Valdireno Guido, subtenente da reserva do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPA).

Ao todo, a formação está sendo realizada para 14 alunos, sendo 13 mulheres e um homem, predominando o universo feminino, mostrando que as mulheres podem estar onde elas quiserem. E assim, está sendo para Elizangela Alencar, aluna do curso de Bombeiro Civil. “Aqui neste curso estou aprendendo muita coisa, coisas que no dia a dia a gente vê, como salvar o ser humano, como resgatar, e também estou adquirindo mais coragem”, declara, Alencar

Enzo de Araújo, único homem da equipe, afirma que para ele até sua forma física tem melhorado e que o curso vai abrir um leque de oportunidades em sua vida. “O curso, além de me trazer forma física, vai trazer muito conhecimento, caso eu queira trabalhar no combate ao incêndio, então, para mim, o curso está sendo uma experiência muito nova, vai ser uma experiência única”. comenta Araújo.

De forma híbrida e online, ao final da formação os alunos terão cumprido 240 horas/aulas e estão prontos para ajudar a sociedade, dando respostas rápidas em várias situações.

Os formandos podem trabalhar em empresas, condomínios, eventos, indústrias e outras instituições que necessitam de medidas preventivas.

Texto: Ana Freitas

Fotos: Oriom Lima