A “Cultura do Açaí” foi tema da palestra para produtores rurais

publicado: 26/11/2021 12h14

A programação do Dia de Campo aconteceu na Palmares Sul e faz parte do programa Fruticultura da Sempror

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) e em parceria com a Embrapa Amazônia Oriental, realizou na manhã desta quinta-feira, 25, o Dia de Campo sobre a “Cultura do Açaí”.

O encontro aconteceu na VS3, localizada na Palmares Sul, e faz parte do Programa Fruticultura, desenvolvido pelo governo municipal. O titular da secretaria, Milton Zimmer, esteve no evento e apresentou o especialista João Tomé de Farias Neto, que é pesquisador e produtor de açaí há 20 anos. 

“Hoje nós tivemos a oportunidade de ministrar uma palestra na área de produtores de açaí, para produtores de açaí. Nós falamos sobre vários assuntos, como a produção de mudas, o crescimento, o manejo do açaí em terra firme e adubação. Nós trocamos ideias de maneira geral para que o produtor saiba o que fazer para ter a rentabilidade”, afirmou João Tomé. 

A programação se estendeu ao longo do dia. Os produtores conheceram a área e tiraram suas dúvidas sobre as variedades, implantação e manejo do açaizal em terra firme. O açaí, depois da mandioca, é a espécie mais importante que contribui com os fatores socioeconômicos no Estado do Pará. A comercialização do fruto para outros estados chega a taxas anuais superiores a 15%.

“Achei a palestra muito interessante porque alguns tópicos dela têm segmentos do que foi aplicado aqui. Com essas orientações, a gente amadurece mais um pouco, até porque a nossa produção está em vigor. Nós acreditamos que ano que vem, se Deus quiser, teremos uma safra muito satisfatória”, disse Tereza de Jesus, que é produtora de açaí na Vila Rio Branco, zona rural de Parauapebas. 


A estimativa é que a produção do Brasil gire em torno de 5 bilhões de reais, e que a comercialização gere renda e mais de 150 mil empregos diretos. No mercado interno, o Pará distribuiu o fruto para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará. Enquanto que, no mercado externo, o açaí é destinado para países como Estados Unidos, Austrália, Alemanha e Japão.

“Dentro da matriz econômica da fruticultura, o açaí é o que tem mais demanda e está despontando com grande retorno financeiro do agricultor familiar. Parauapebas é um município que vem saindo na frente, buscando informações e orientações para fortalecer a produção do campo”, ressaltou Daniel Mangas, coordenador da Embrapa da região sudeste. 

Texto: Fábio Relvas

Fotos: Luciano Silva/ Sempror

Assessoria de Comunicação/PMP