Durante os dias 14 e 15, mais de 50 servidores atenderam a população na quadra coberta do Parque dos Ipês.
A Atividade ocorreu nos dias 14 e 15 de maio na quadra coberta do espaço e contou com mais de 50 servidores; ao todo, foram disponibilizadas 36 mesas para o atendimento da população
Durante dois dias, um total de 387 famílias residentes no bairro Tropical compareceu ao Parque dos Ipês para ação de coleta documental realizada pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). A ação faz parte do Programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) – o Titula Parauapebas, que garante a segurança jurídica das posses dos lotes e assegura mais justiça social com moradia digna para esses moradores.
Ao todo, foram disponibilizadas 36 mesas para o atendimento da população, trazendo mais comodidade na entrega dos documentos.
“As famílias realmente aderiram bem a essa atividade e tivemos uma quantidade expressiva de participação. A participação dos moradores é muito importante para que toda a documentação que solicitamos seja recolhida e o processo possa ser devidamente montado. Somente assim, o lote pode de fato ser regularizado no nome do proprietário”, explica Vanessa Ineth, assistente social do programa de saneamento e responsável pela mobilização comunitária do Titula Parauapebas.
Apesar da locomoção limitada em razão de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), Cícera Oliveira, de 72 anos, atendeu ao convite feito pela equipe técnica do Prosap e compareceu à ação.
“É um sonho ter esse documento e estou muito feliz com a possibilidade de recebê-lo de graça, porque eu não teria condições de pagar. Mesmo nesta cadeira de rodas, participarei de todas as etapas, estou ansiosa e farei questão de tirar uma foto com o meu título”, diz confiante Cícera, que é moradora do Tropical desde 2015, com um sorriso de esperança.
“Antes da atividade da coleta documental, é realizado todo um trabalho de orientação com a comunidade, tendo como ponto de partida a reunião informativa, onde cada etapa do processo é esclarecida aos moradores, sempre os estimulando a participarem”, finaliza Vanessa Ineth, assistente social.
“Meu atendimento aqui foi excelente. O rapaz que me atendeu foi muito educado, trata a gente muito bem. Parabéns!”, disse a aposentada, Maria Arabela.
Assessoria jurídica
Visando orientar e sanar as dúvidas da população em relação às documentações necessárias ao processo de regularização fundiária urbana, todas as ações do Titula Parauapebas contam com a participação da equipe jurídica do programa de saneamento.
“Agora, a nossa próxima etapa, é analisar, individualmente, cada um desses documentos, cada um desses requerimentos, que foram apresentados para a gente poder verificar qual o melhor caminho a ser adotado para que essas famílias que nos procuraram também possam ser contempladas com o seu título de propriedade”, esclarece Laíssa Andrade, assessora jurídica do Prosap.
Texto e fotos: Nara Moura
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Parauapebas