Prosap segue com obras de saneamento básico no bairro Beira Rio

publicado: 13/06/2024 12h43

Cinco  quilômetros de rede de esgoto e 4 quilômetros de microdrenagem já foram instalados na região

Para além das obras de melhoria e ampliação na Estação de Tratamento de Água (ETA) II, no bairro Nova Vida, o Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), maior programa de obras múltiplas do município, segue trabalhando com as execuções de instalação de rede coletora de esgoto e rede de microdrenagem no bairro Beira Rio. Os serviços contribuirão significativamente para melhorar a oferta de saneamento básico à população. 

“Aqui no Beira Rio, nós vamos implantar, aproximadamente, quatorze quilômetros de rede coletora de esgoto. Desses quatorze, um total de 5 quilômetros já foram concluídos, resultando em diversas intervenções em quase todo o bairro Beira Rio I”, informa o engenheiro civil do Prosap, Thiago Batista.  Conforme o engenheiro, os serviços de tapa-buracos também são implementados, uma vez que se faz necessário abrir valas nas vias para que de fato as tubulações sejam instaladas.

 

As ruas Perimetral Oeste, Rio Azul, Rio Dourado, Rio Branco, Rio Claro, Rio Vermelho, Rio Verde, H, 112, 120, 130, 139, 140, 145, além da avenida G, já receberam algum tipo de intervenção. Visando ampliar os espaços de convivência para a comunidade, o programa de saneamento está construindo, ainda, duas praças: uma próxima à rotatória da prefeitura e outra próxima à Câmara Municipal de Vereadores; nas obras próximas à Casa Legislativa, o Prosap melhorará também a mobilidade urbana com a construção de um viário. 

Thiago Batista reconhece as dificuldades que as execuções causam à população. “Sabemos dos transtornos causados, mas os serviços são essenciais, para logo mais, quando a estação de tratamento [ETE Rio Verde] estiver concluída, realizarmos as ligações intradomiciliares direto na rede pública de esgoto, possibilitando, assim, que cada morador lance os seus efluentes domésticos de maneira adequada”, explica. Ciclovias, calçadas e pistas de caminhada também serão construídas ao longo de todo o trajeto das obras no bairro.

Os serviços de saneamento básico e infraestrutura urbana realizados no Beira Rio fazem parte da Etapa II do Projeto de Recuperação e Revitalização Igarapé Ilha do Coco e ocorrerão no trecho entre o Complexo Turístico e a rodovia Dr. Faisal Salmen (antiga PA-275); todas as intervenções contam com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) para uma melhor organização do trânsito.

Os moradores que tiverem alguma dúvida, sugestão ou reclamação, em razão das obras, podem entrar em contato com o programa de saneamento enviando mensagem para o WhatsApp: (94) 9 9973-0476.

Texto: Nara Moura

Fotos: Orion Lima e HD Produções

Assessoria de Comunicação/PMP