Atividade ocorreu no Parque Municipal Morro dos Ventos e contou com a participação de 21 alunos
Esta foi uma quarta-feira, 05, desafiadora para os alunos e as alunas que participam da segunda turma do Curso de Bombeiro Profissional Civil realizado no Centro Comunitário Vale do Sol. Na oportunidade, eles puderam mostrar força, disciplina e capacidade de raciocínio durante a aula prática de Resgate de Vítimas em Área de Mata Fechada (área remota).
A aula faz parte do Módulo C e G da capacitação, sendo a quarta atividade prática já realizada para esta segunda turma. 21 alunos participaram da ação prática que ocorreu no Parque Municipal Morro dos Ventos, espaço criado por meio de projeto de lei, em razão da implantação do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) em 2017.
A assistente social por formação, Ludmilla Mendes, fala sobre o desafio de participar do curso. “Eu gosto de impor desafios para a minha vida. Vi uma postagem sobre o início do curso e decidi tentar. Não está sendo fácil, mas eu preciso permanecer até o final e, se surgir uma vaga no mercado de trabalho, eu estarei lá para atuar dando o meu melhor”, disse empolgada e ofegante Ludmilla que também é mãe e havia acabado de participar da atividade prática.
Capacitação
Ofertado a partir da parceria entre a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Prosap, o Instituto Maria de Lourdes e a LRSG Treinamentos, o Curso de Bombeiro Profissional Civil ocorre todas às quartas-feiras, das 8h às 18h, on-line e também de forma presencial no Centro Comunitário Vale do Sol.
Ao todo, são oito meses de capitação com um total de sete módulos, entre aulas práticas e teóricas: Básico; Prevenção e Combate a Incêndio; Socorros de Urgência e Emergência; Salvamento Terrestre; Salvamento em Altura; Emergências Químicas; e Gerenciamento de Emergências, além de uma aula extra sobre Noções de Resgate Aquático, totalizando, assim, 240 horas/aula.
Texto e Fotos: Nara Moura
Assessoria de Comunicação / PMP