Novas vias, pontes e parques lineares garantem mais mobilidade e segurança para a população e melhoram a qualidade de vida dos moradores
Obras que melhoram a infraestrutura urbana da cidade e possibilitam mais mobilidade urbana para a população. É assim que o Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) vem trabalhando com a construção de sistema viário, implantando vias às margens dos igarapés Ilha do Coco e Lajeado, parques lineares com estruturas completas e pontes mais modernas; tudo isso, para garantir mais segurança, acessibilidade e uma melhor trafegabilidade aos moradores que precisam se deslocar entre os diversos bairros.
Ponte Vinícius de Moraes (rua 11)
Interligando os bairros Liberdade e União, a nova ponte possui uma estrutura bem mais moderna que a anterior, com calçada dos dois lados, corrimão e guarda-corpo. Com a finalização da obra em 2021, a ponte passou a medir 45 metros de comprimento por 11 metros de largura.
Na região, o programa de saneamento concluiu, ainda, serviços de microdrenagem e esgotamento sanitário nas ruas 11 e Q, no bairro União.
Ponte da rua Santa Catarina
Localizada no bairro Liberdade 1, a estrutura possui 45 metros de comprimento por 11 metros de largura, calçada dos dois lados, corrimão e iluminação de led. A nova ponte foi entregue pela gestão municipal em fevereiro de 2023.
“A ponte ficou mais larga e mais bonita esteticamente. Como comerciante, eu achei melhor ainda porque esta obra trouxe uma segurança a mais para nós”, diz Ivan Oliveira.
Ponte avenida Dubai
Localizada entre os bairros Tropical e Vale do Sol, a nova estrutura tem 18 metros de largura por 22 metros de comprimento e três de altura, visando evitar os constantes alagamentos ocorridos sempre no período chuvoso. O sistema de macrodrenagem realizado pelo Prosap, dentro do canal do Igarapé Lajeado, também melhorou a segurança para os moradores.
Parque Linear Igarapé Ilha do Coco
Formado por infraestrutura completa, o espaço possui ciclovias, pergolados, praça com academia ao ar livre, guarda-corpos, lombadas, sinalização adequada, iluminação com lâmpadas de led, drenagem pluvial e vagas para estacionamentos.
Além de melhorar a infraestrutura local, eliminando os alagamentos históricos, a obra também conteve o avanço de ocupações irregulares na Área de Preservação Permanente (APP) próxima ao Igarapé Ilha do Coco e, ao mesmo tempo, melhorou o trânsito na região.
Entregue à população em fevereiro de 2023, o local possui, ainda, sistema viário com quase 1,5 quilômetro de extensão.
“Aqui era só mato e não tinha saída para lugar nenhum, mas graças a Deus essa obra foi feita para nós e nunca mais pegamos uma enchente. Hoje tudo mudou, está muito chique, e eu consigo fazer minhas caminhadas todos os dias”, comemora a moradora Maria Oliveira, de 64 anos, residente na região há mais de 20 anos.
Parque Linear do Complexo Tropical
Localizado entre as pontes da rua Castanheira e a avenida Espanha, no entorno do Igarapé Lajeado, o Parque Linear do Complexo Tropical foi entregue à comunidade em junho de 2023. Além de prevenir os alagamentos, o espaço conta com 2,5 quilômetros de pista para caminhada, ciclismo e área de convivência.
Novas vias
Mas as obras para melhorar a qualidade de vida da população e promover o desenvolvimento socioeconômico e sustentável das áreas de intervenção não param e, em breve, o Prosap também entregará um conjunto de obras entre os bairros Liberdade 1 e União. Dentre elas está o sistema viário que vai permitir mais mobilidade urbana para quem trafega pelos bairros Liberdade, União e Rio Verde.
Ao todo, serão quase dois quilômetros de vias, somando os lados esquerdo e direito, no entorno do Igarapé Ilha do Coco, além de diversas obras de saneamento básico, incluindo microdrenagem, macrodrenagem e esgotamento sanitário.
Texto: Nara Moura
Fotos: arquivo Prosap
Assessoria de Comunicação | PMP