No Dia do Rio, celebrado em 24 de novembro, os moradores do bairro Primavera, situado próximo ao Rio Parauapebas, participaram de uma significativa ação de educação ambiental promovida pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), por meio da equipe do Programa de Educação Ambiental e Sanitária (Peas).
A iniciativa visou envolver a comunidade local, conscientizando-a sobre a importância da preservação do rio e do entorno. “Infelizmente, muitos dos meus vizinhos descartam lixo às margens do rio. Apesar das reclamações, pouco mudou. O acúmulo de resíduos não apenas afeta a natureza, mas também propaga doenças entre nós. Espero que, após a ação do Prosap, as pessoas aqui próximas ao rio compreendam o impacto negativo dessa sujeira para o meio ambiente e para nossa comunidade”, ressaltou Maria Lucilda, moradora do bairro.
A atividade abrangeu a limpeza da região, removendo resíduos, a instalação de placas informativas e de conscientização, a distribuição de cartilhas educativas e a realização de atividades lúdicas direcionadas às crianças residentes na área.
“Envolvendo ativamente a comunidade e demonstrando cuidado com o rio e o meio ambiente, podemos promover uma conscientização efetiva”, afirmou Rafael Mergulhão, membro atuante do Peas.
O evento não apenas se configurou como uma ação pontual, mas também almejou deixar um legado de consciência ambiental duradoura na comunidade, incentivando práticas sustentáveis e preservação dos recursos naturais.
Texto: Karine Gomes
Fotos: Pablo Carvalho
Assessoria de Comunicação/PMP