A Licença de Instalação (L.I.) foi emitida nessa terça-feira, 26, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e autoriza o início das obras.
Com o aval da Semas, o Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) vai iniciar mais uma frente de obras: a etapa II do projeto Ilha do Coco. O trecho contemplado nesta etapa vai do Complexo Turístico até a rodovia Dr. Faisal Salmen (antiga PA-275), margeando o igarapé Ilha do Coco.
“É mais um importante passo em direção à melhoria da qualidade de vida da nossa gente. Com o Prosap, nós estamos fazendo um trabalho extraordinário. Já conseguimos eliminar vários problemas com enchentes no período do inverno, graças às obras do Prosap. E agora, estamos reforçando os trabalhos no saneamento básico e nessa nova frente de obras teremos um novo avanço”, destaca o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen.
A emissão da licença é resultado de um trabalho conjunto entre a Semas, autoridades estaduais e locais e dos especialistas ambientais do Prosap. Essa colaboração exemplar demonstra o compromisso em equilibrar o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente. “Nossas obras seguem os protocolos ambientais. Entendemos que esse cuidado é fundamental para a sustentabilidade das nossas obras”, destaca Cleverland Carvalho, que é engenheiro ambiental e coordenador de projetos especiais da prefeitura.
Quem tiver interesse em acessar o documento, ele está disponível no endereço eletrônico https://monitoramento.semas.pa.gov.br/simlam/index.htm . Basta informar o número do processo ou baixar nesse link, a Licença de Instalação_3420_2023 .
As obras compreenderão serviços de macrodrenagem dentro do igarapé, parque linear, urbanização e espaços de lazer, além de estruturas de rede de esgoto. Mais informações sobre a obra estão disponíveis no link https://prosap.parauapebas.pa.gov.br/app/consulta-publica/etapa-II-donwloads/
Texto: Karine Gomes
Foto: Felipe Borges
Assessoria de Comunicação | PMP