Nos últimos dois meses, um total de 231 famílias foram recadastradas pela Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), na área do entorno do Igarapé Guanabara. A região integra a 4ª Etapa do Projeto Igarapé Ilha do Coco, onde as obras do programa têm previsão para iniciar em 2024.
“O objetivo de estarmos, aqui, em pleno sábado, é para fazermos uma busca ativa das famílias que não conseguimos identificar, anteriormente, já que o nosso trabalho nessa região iniciou há dois meses”, esclarece a assistente social do Prosap, Zita Bogea, complementando que é, a partir do recadastramento dessas famílias, que o programa consegue preencher toda a documentação necessária que irá implementar o Plano Específico de Reassentamento (PER) relacionado ao cadastramento dos imóveis dessa área.
Além de conhecer o perfil das famílias que estão dentro das áreas de interferência da 4ª Etapa do Ilha do Coco, o recadastramento também identifica quais são as carências habitacionais dos moradores, correlacionando os aspectos encontrados à renda, à educação e ao saneamento básico, dados irão subsidiar o diagnóstico social e definir as diretrizes do PER da região.
Morador da Rua da Mangueira, bairro Nova Vida, há 19 anos, Pedro de Almeida, de 58 anos, aguarda ansioso o início das obras. “As obras trarão benfeitorias para nós que moramos aqui há tanto tempo. Aqui, quando chove alaga tudo e, eu sei, que as obras irão resolver o nosso problema, trazendo mais qualidade de vida e deixando tudo muito bonito”, disse o morador.
Aqueles moradores que por alguma razão não foram encontrados em suas residências no momento em que a equipe social passou no seu endereço, ainda podem realizar o seu cadastro junto ao Escritório Socioambiental do Prosap, localizado na Rua Rio Dourado, s/nº, bairro Beira Rio.
“Hoje, nós estamos finalizando nossa ação de cadastramento em campo. Mas é importante ressaltar que a ação de cadastramento é continua e constante no nosso escritório local. A nossa equipe está preparada para receber esses moradores que não foram encontrados e que receberam nosso informativo, para que possamos realizar o cadastro a fim de compor o diagnóstico social”, explica Anne Amorim, também assistente social do Prosap.
Obras
Estão previstas para a região obras de macrodrenagem com a canalização de 1,6 km do Igarapé Guanabara com substituição e melhoria de infraestrutura de 10 pontes, além de obras de urbanização com a construção de parque linear, praças, pista de caminhada, ciclovia, academias ao ar livre, quadra poliesportiva, parques infantis, entre outros espaços.
Texto: Nara Moura
Fotos: Arquivo Prosap
Assessoria de Comunicação/PMP