A ação promovida pelo Prosap reuniu servidores, parceiros, voluntários e comunidade escolar para fortalecer a preservação ambiental e estimular a arborização urbana.

Para celebrar o Dia Nacional da Árvore, que será comemorado neste domingo, 21 de setembro, e destacar a importância do cuidado e da proteção do meio ambiente (responsabilidade compartilhada entre o Estado e a sociedade civil), foi realizado em Parauapebas, na manhã desta sexta-feira, 19, o plantio de 500 mudas nativas da região de Carajás, além de espécies frutíferas.
Com o tema “Todos pelo Verde”, a ação foi promovida pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), no Complexo Turístico, em área próxima ao viveiro.
“Nossa meta é alcançar, até o final do ano, o plantio de 10 mil mudas em áreas de reflorestamento e em locais impactados pelas nossas obras. Seguiremos realizando ações como esta, que demonstram nosso compromisso com o meio ambiente. Afinal, executar uma obra envolve diversos impactos — sociais, urbanos e ambientais — e é nossa responsabilidade adotar medidas que revertam os prejuízos ambientais, reafirmando o cuidado e a preservação como parte essencial do nosso trabalho”, ressaltou o coordenador do programa de saneamento ambiental, Thiago Batista.
A iniciativa contou com a parceria das secretarias municipais como a de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma), a de Serviços Urbanos (Semurb) e da Mulher (Semmu), além do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap), da Coordenadoria de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios (Copec) e da Defesa Civil. Também participaram voluntários do grupo Amigos do Prosap, alunos da Escola Estadual Professor Serafim Fernandes e trabalhadores de empresas terceirizadas.




A coordenadora do Programa de Educação Ambiental e Sanitária (Peas) do Prosap, a geóloga Lana Nunes, destacou o significado da ação ambiental no mês em que se comemora o Dia Nacional da Árvore. “Este plantio simboliza a união e o esforço coletivo para construirmos uma Parauapebas mais verde. As árvores desempenham um papel essencial na melhoria da nossa qualidade de vida, produzindo oxigênio e atuando como barreiras naturais fundamentais para a preservação do meio ambiente”, explicou Lana.
Programa de Revegetação e Manejo Arbóreo (reflorestamento)
Em conformidade com as Diretrizes Operacionais do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), estabelecidas no Marco de Política Ambiental e Social (MPAS) da instituição, o Programa de Revegetação e Manejo Arbóreo também atende às condicionantes previstas nas Licenças e Autorizações Ambientais emitidas pelo órgão competente.
Em Parauapebas, a iniciativa é coordenada pela equipe ambiental do Prosap e constitui uma ação estratégica voltada à recuperação ecológica de áreas degradadas na zona de influência das obras. O programa busca reduzir os impactos das intervenções, por meio de medidas mitigadoras e compensatórias, promover a arborização de espaços urbanos, fortalecer o enriquecimento das matas ciliares e incentivar a educação ambiental junto à comunidade, contribuindo para a construção de uma cidade cada vez mais verde e sustentável.
As atividades e ações ambientais são executadas diretamente pelo Programa de Educação Ambiental e Sanitária (Peas) e pelo Programa de Revegetação e Manejo Arbóreo do Prosap, com o objetivo de conscientizar e engajar a comunidade como parceira na recuperação de áreas degradadas e na preservação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) situadas próximas ao Rio Parauapebas e seus afluentes. Dessa forma, o programa contribui para a proteção do solo e para a conservação dos corpos d’água, prevenindo processos erosivos e fortalecendo a sustentabilidade ambiental local.
Desde março de 2024, quando tiveram início os plantios acompanhados do lançamento do subprograma Amigos do Prosap, até julho de 2025, já foram registrados o plantio de 8.511 mudas. A meta é alcançar a marca de 10 mil mudas até dezembro deste ano, reafirmando o compromisso do município com o meio ambiente e com a qualidade de vida das gerações presentes e futuras.




“Toda obra traz consigo impactos positivos e negativos. Por isso, com esta e outras ações, estamos promovendo o reflorestamento das áreas afetadas. As árvores são fundamentais não apenas para a saúde física e psicológica da população, mas também para amenizar a sensação térmica e favorecer a formação de habitats que abrigam a fauna ao seu redor”, destacou o engenheiro florestal do Prosap, Júnior Silveira.
Amigos do Prosap
Quer fazer a diferença pelo meio ambiente? Então, seja voluntário e participe de ações que ajudam a semear um futuro mais verde, próspero e sustentável para nossa cidade, contribuindo também no enfrentamento das mudanças climáticas que afetam o município e o planeta.
Junte-se ao Amigos do Prosap e some esforços em prol de iniciativas ambientais transformadoras. Basta preencher o formulário no link: https://prosap.parauapebas.pa.gov.br/amigos_prosap/
Para a professora Adriele Ribeiro, 30 anos, voluntária do Amigos do Prosap, a ação tem um valor especial. “É um momento muito importante, ainda mais nesta Semana da Árvore. Como professora, considero essa contribuição para o meio ambiente parte do legado que quero deixar às futuras gerações. Além disso, o Pará ganha destaque com a realização da COP30, o que torna a iniciativa ainda mais significativa”, destacou.
Outro voluntário do Amigos do Prosap que destacou a satisfação em participar da ação foi o arquiteto e urbanista, Ezio França, presença constante nas iniciativas ambientais do programa. “Para mim, é uma grande honra, pois gosto de estar envolvido em práticas de sustentabilidade. Estamos pensando nas futuras gerações e contribuindo com ações que ajudam a desacelerar o aquecimento global e, consequentemente, a melhorar o clima da nossa cidade”, afirmou.
COP30
O cuidado com o meio ambiente ganha ainda mais destaque entre os paraenses, já que Belém (PA) será palco, em novembro deste ano, da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). Reconhecida como o principal fórum global sobre o tema, a COP30 reunirá líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para debater e definir ações concretas no enfrentamento às mudanças climáticas.
Texto: Nara Moura
Fotos: Chico Souza
Assessoria de Comunicação/PMP 2025