Alunos da Escola Crescendo na Prática vivenciam aula de campo no Complexo Turístico Bel Mesquita

publicado: 17/09/2025 14h12

Equipe ambiental do Prosap conduziu bate-papo com os estudantes dando destaque para a fauna e a flora da região

O aprendizado ganhou um formato diferente para cerca de 40 alunos do 7º ano da Escola de Tempo Integral Crescendo na Prática, localizada na Vila Palmares II, zona rural de Parauapebas, na manhã desta quarta-feira, 17. Além de explorarem os espaços do Complexo Turístico Bel Mesquita, os estudantes do ensino fundamental participaram de atividades voltadas ao conhecimento da fauna e da flora da região.

Para a coordenadora da escola, Josenilda Monteiro, a experiência representou um momento de grande importância no processo educativo dos adolescentes.

“Nesta aula de campo, os alunos estão sendo conscientizados sobre a relevância de cuidarmos do meio ambiente, uma responsabilidade de todos nós. Na escola, já trabalhamos a agroecologia, por meio da horta, e muitos estudantes que residem nas áreas vicinais, acostumados a lidar com plantações em família, compartilham esse conhecimento com os colegas. Aqui no complexo, tiveram ainda a oportunidade de conhecer novas diversidades ambientais”, destacou.

A coordenadora do Programa de Educação Ambiental e Sanitária (Peas) do Prosap, Lana Nunes, também ressaltou a importância da atividade.

“É uma satisfação receber esses alunos no Complexo Turístico. Conversamos sobre a história do espaço, sua biodiversidade, as espécies presentes e de que forma tudo isso contribui para o turismo da cidade. A proposta é que eles se tornem agentes multiplicadores desse conhecimento”, explicou.

Para encerrar a visita, os estudantes aproveitaram o ambiente acolhedor do bosque do complexo e realizaram um piquenique, tornando o aprendizado ainda mais prazeroso.


Reportagem: Nara Moura

Fotos: Chico Souza

Assessoria de Comunicação/PMP 2025