Alunos do Curso de Bombeiro Civil seguem firmes na formação no Vale do Sol

publicado: 16/07/2025 14h33

Iniciada em abril, a capacitação ocorre até o mês de outubro com aulas às quartas e às quintas-feiras.

Na manhã desta quarta-feira, 16, os alunos do Curso de Bombeiro Civil Profissional participaram de atividades externas como parte do cronograma da capacitação. Desenvolvido no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), antigo Centro Comunitário, o curso é realizado pela Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), em parceria com o Instituto Maria de Lourdes e a LRSG Treinamentos.

Moradora do Residencial Ipê, casada, mãe de dois filhos e avó de seis netos, Eliana Gonzaga, de 56 anos, disse que por muito tempo teve o desejo de fazer o curso, mas não tinha oportunidade. “Agora estou à disposição do curso, mas antes eu trabalhava como vigilante, curso que tenho há 32 anos no meu currículo”, diz a aluna, que também já trabalhou como cabeleireira, manicure, depiladora e, ainda, como proprietária de um restaurante.

Vinda de Brasília para Parauapebas, Eliana aproveitou o último semestre para realizar os cursos de Auxiliar Administrativo, cuja formatura irá acontecer no próximo mês de agosto, e o de Bombeiro Civil. “O de bombeiro é uma experiência única porque eu gosto de adrenalina e de estar me movimentando”, afirma a aluna, destacando a gratuidade das formações e informando que deseja trabalhar como bombeira civil e, quem sabe, até ajudar a salvar vidas.

Desfile de 7 de setembro

Este ano, a turma em formação foi convidada a participar do Desfile Cívico do 7 de setembro.

“Hoje nós estamos fazendo uma ordem unida que nada mais é do que a preparação para o sete de setembro. Nosso sentimento é cem por cento de alegria, pois isso significa que estamos sendo bem vistos e reconhecidos”, diz o instrutor da LRSG Treinamentos responsável pela turma, Erick Souza.

Segundo Erick, de uma maneira geral, a turma está se desenvolvendo bem. “Já chegamos ao módulo de combate a incêndios, passamos pelos primeiros socorros e pelo gerenciamento de emergência, sempre com o bom desenvolvimento dos alunos que precisam se dedicar bastante ao curso, para conseguirem estar bem preparados para o mercado de trabalho”, explica o instrutor.

“São muitos os desistentes, mas é preciso perseverança e focar naquilo que você quer”, finaliza Eliana.

Módulos

Ao longo dos seis meses de formação, os alunos participarão de um total de sete módulos:

Módulo A – Básico (teoria)

Módulo B – Prevenção e Combate a Incêndio

Módulo C – Socorros de Urgência e Emergência

Módulo D – Salvamento Terrestre

Módulo E – Salvamento em Altura

Módulo F – Emergências Químicas

Módulo G – Gerenciamento de Emergências

Texto: Nara Moura

Fotos: Chico Souza

Assessoria de Comunicação/PMP 2025