
Moradores dos bairros Beira Rio, Parque dos Carajás, Vila Rica, Habitar Feliz, Altamira, Novo Horizonte, Jardim Canadá, Betânia, Alto Bonito, FAP, Santa Luzia, Novo Viver, Vale do Sol, Tropical e Polo Moveleiro participaram da escuta popular, processo essencial para decidir onde os recursos públicos serão investidos em diversas áreas nos próximos anos.
O PPA é um instrumento que faz parte do planejamento de ações estratégicas do governo municipal, entre elas a política de segurança institucional para atender a população de mais de 300 mil habitantes.
“Nós estamos em um momento muito importante, tanto pra administração pública de Parauapebas quanto para o cidadão. Nós estamos realizando audiências públicas em todas as zonas do município para ouvir a população e planejar o nosso PPA, o nosso plano plurianual”, destacou Myrlla Bustorff, secretária adjunta da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz).


Conceição Ferreira, presidente da Associação de Moradores do Alto Bonito e fundadora do Instituto Mulheres de Atitude marcou presença na audiência.
“Hoje a gente está participando, e desde já a gente está muito grata pela oportunidade em compartilhar um pouco dos nossos anseios, dos nossos problemas, que não são poucos no Alto Bonito. A gente já fica feliz porque teve a devolutiva de alguns secretários, e isso pra gente é muito gratificante, porque as melhorias vão sim chegar, mas a gente precisa de um pouquinho de paciência. De início, a gente já teve a notícia que os prédios serão dedetizados, então isso já é um avanço pra gente. Os moradores agradecem esse interesse do lado do poder público por estar nos ajudando. Novidades vem por aí, a nossa UBS também notícias excelentes, então a gente só tem a agradecer, comemora Conceição Ferreira.



O prefeito Aurélio Goiano e seus secretários de governo participaram deste momento importante para a população e anunciaram o atendimento de várias demandas levantadas.
“Quando a gente lembra Wilsinho do trabalho que nós estamos tendo para entregar esse post de saúde para esta comunidade, e quando a gente pensa em se mexer, como você está fazendo na secretaria de Habitação, para a gente fazer essa reforma no Alto Bonito, para dar uma cara nova para esse complexo, a gente se enche de orgulho. Nós encontramos uma cidade destruída, literalmente, dentro do buraco e aos poucos nós estamos vendo Parauapebas tomar uma cara nova. Sim pessoal, a nossa equipe está focada em reconstruir a nossa cidade”, enfatiza o prefeito.


A secretária adjunta da Sefaz reforça o convite: “Eu queria convidar você, a comunidade, para participar dessas audiências públicas, porque a Prefeitura de Parauapebas quer ouvir você”, disse Myrlla Bustorff.



As reuniões seguem até o próximo domingo, confira a agenda:
9 de julho – Cidade Jardim
10 de julho – VS-10
11 de julho – Nova Carajás
12 de julho – Palmares 2
13 de julho – Vila Sanção


Reportagem: Andréa Reis
Fotos: Irisvelton Silva
Assessoria de Comunicação/PMP 2025