Loteamento vai reassentar as famílias retiradas de suas moradias em razão das obras do Prosap na área do Igarapé Lajeado.




Rede de água e de esgoto, drenagem pluvial, pavimentação asfáltica e iluminação pública estão entre os serviços de infraestrutura básica já realizados pela Prefeitura de Parauapebas no Residencial Flor de Carajás. Executada pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), a obra possui uma área de aproximadamente 337.700 m² e vai servir de moradia, principalmente, para as famílias afetadas em razão das obras do programa de saneamento no entorno do Projeto Igarapé Lajeado.
“Nós estamos construindo toda a infraestrutura de que um loteamento precisa, como rede de água, de esgoto, pavimentação e meios-fios. Tudo isso, para que seja possível construir as unidades habitacionais que beneficiarão toda a população afetada diretamente com as nossas obras”, explica o coordenador do Prosap, Thiago Batista.
Segundo o coordenador, na atual gestão municipal, o Prosap já articula um trabalho em parceria com a Secretaria de Habitação (Sehab) para que seja viável a construção de cerca de 500 casas logo na primeira etapa do loteamento.
Dos aproximados 337.700 m², as execuções serão realizadas em 227.107 m², já que o restante do terreno se encontra em Área de Proteção Ambiental (APA) destinada à preservação de mata ciliar do Igarapé Lajeado.

“Atualmente, estamos realizando os serviços de interligação do loteamento com o bairro Cidade Jardim”, diz o engenheiro civil do Prosap e fiscal da obra, Melk Lopes. A interligação ocorre por meio da instalação da rede de aduelas, sub-base, base e pavimentação asfáltica.
De acordo com o fiscal, logo em seguida, serão finalizados também os serviços da rede de iluminação pública com a instalação de 229 postes e suas fiações para a distribuição de energia elétrica no local, além da construção de uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE) para captar todos os efluentes gerados pelas moradias da área.
Texto: Nara Moura
Fotos: Chico Souza
Assessoria de Comunicação/PMP 2025