Prosap avança em Parauapebas e saneamento básico impulsiona os 100 dias da gestão municipal

publicado: 09/04/2025 09h51

Obras de ampliação da ETA 2, revitalização de ETEs e expansão da rede de esgoto demonstram foco da gestão municipal na melhoria da qualidade de vida da população.

Celebrando os 100 primeiros dias de governo, a Prefeitura de Parauapebas comemora o avanço das obras do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) com foco na expansão e modernização da infraestrutura de saneamento básico do município. Os investimentos vão beneficiar milhares de moradores com melhorias no abastecimento de água, tratamento de esgoto e ampliação da rede coletora.
Na área de abastecimento de água, a obra de ampliação da Estação de Tratamento de Água 2 (ETA 2) já atingiu 50% de execução, nesta etapa. Após a conclusão de todas as etapas, a iniciativa beneficiará cerca de 165 mil pessoas com o aumento da capacidade de captação e, consequentemente, a regularidade no fornecimento de água na cidade.
O Prosap também promove a revitalização e ampliação de duas importantes Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs): a ETE Rio Verde, que se encontra com 39% das obras finalizadas e terá capacidade para tratar 50% do esgoto produzido no município; já a ETE Tropical está em fase final de conclusão, com 75% dos serviços executados, e beneficiará mais de 80 mil moradores dos bairros Tropical, Habitar Feliz, Minérios, Vila Nova, Jardim Canadá, Betânia, Vila Rica e Novo Horizonte.


Outro ponto forte do programa é a rede de esgoto que também tem recebido atenção especial. A 2ª Etapa do Projeto Ilha do Coco alcançou 76% de execução, com destaque para a implantação de mais de 20 quilômetros de rede já instalados e outros 50 quilômetros em fase de contratação. O projeto contempla ainda áreas com acessibilidade, onde visa proporcionar lazer e bem-estar para toda a comunidade.


Além dos avanços no saneamento, a prefeitura demonstra impacto em outras áreas. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Tropical teve suas obras 100% concluídas e está pronta para receber equipamentos e mobília, iniciando em breve o atendimento aos moradores do bairro e entorno.


Na frente social, o Centro Comunitário Vale do Sol tem desempenhado um papel crucial, realizando 537 atendimentos gerais desde janeiro. Mais de 300 crianças, jovens, adultos e idosos foram beneficiados com cursos e oficinas socioeducativas oferecidas gratuitamente.


A preocupação ambiental também é um pilar. O setor ambiental do Prosap atua em todas as obras para minimizar o impacto na natureza e promover ações de revegetação no entorno das construções. Nestes 100 dias, mais de 500 mudas de espécies nativas foram plantadas, contribuindo para a arborização urbana, com manutenção contínua das áreas já reflorestadas.


Outro importante marco foi a estruturação da sala do Observatório de Gênero, inaugurada em março. Com a aquisição de móveis e equipamentos, o espaço oferece um ambiente adequado para as servidoras realizarem a análise de dados que subsidiará a elaboração de políticas públicas voltadas para as mulheres.

Os avanços da prefeitura nestes 100 dias de governo reforçam o compromisso da gestão municipal com a melhoria da qualidade de vida da população de Parauapebas, priorizando investimentos essenciais em saneamento básico e outras áreas de impacto social e ambiental.

Sobre o Prosap
O Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) é uma iniciativa da prefeitura que busca a modernização e expansão da infraestrutura de saneamento básico do município, promovendo a saúde pública, preservação ambiental e o desenvolvimento social.

Reportagem: Ana Freitas

Fotos: Chico Sousa

Assessoria de Comunicação / PMP 2025