Formulário digital para participação popular já está disponível para que moradores sugiram prioridades em obras e serviços para seus bairros

A Prefeitura de Parauapebas promoveu, nesta quinta-feira, 27, um treinamento com servidores públicos municipais para alinhar a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do Plano Plurianual (PPA) para o exercício de 2026. O objetivo é capacitar os técnicos das diversas secretarias sobre os processos de planejamento orçamentário, garantindo maior eficiência na aplicação dos recursos públicos.
O evento, organizado pela Secretaria Especial de Governo (Segov) contou com palestras sobre as melhores práticas de gestão fiscal e priorização de investimentos.



A secretária de Governo, Natália Santos, ressaltou que a capacitação dos servidores é fundamental para o sucesso do processo. “Este é o primeiro passo em direção a um planejamento eficaz. Quando nossos técnicos estão bem preparados, conseguimos elaborar documentos mais claros, realistas e alinhados com as demandas da sociedade”, explicou.
Já o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) da Segov, Leonardo Medeiros, reforçou que a construção da LDO e do PPA deve ser transparente e participativa. “Além da consulta pública à população, é preciso que os servidores entendam seu papel nesse processo, desde a elaboração até a fiscalização da execução orçamentária”, disse.
Formulário disponível
A população já pode participar da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. Por meio de um formulário digital, os cidadãos podem indicar quais obras e serviços consideram prioritários em seus bairros, como construção de creches, unidades de saúde, escolas, saneamento básico ou melhorias em infraestrutura.
O link para participar está disponível no endereço: qr.fm/6MTVnX. A consulta pública visa garantir que as demandas da comunidade sejam consideradas no planejamento do orçamento municipal.
Luciana Silva, diretora de Planejamento da Segov, destacou a facilidade da ferramenta digital. “A tecnologia está a serviço da democracia. Com o formulário online, qualquer cidadão pode contribuir de forma rápida e acessível, ajudando a construir um orçamento mais transparente e participativo”, explicou.
Os interessados podem acessar o formulário até o dia 15 de abril. As respostas servirão de base para a construção da LDO 2026, que definirá as prioridades de investimentos do município.
Clique aqui para ter acesso ao formulário.
Reportagem: Márcia Machado
Fotos: Irisvelton Silva