Prefeitura finaliza mais uma turma de Libras no Vale do Sol

publicado: 06/03/2025 16h51

Esta é a quarta turma. Ao todo, 60 pessoas já concluíram a capacitação no local.

Visando a inclusão social e o desenvolvimento da identidade e da cultura da comunidade surda, mais uma turma concluiu o Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Centro Comunitário Vale do Sol. Ofertado pela Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), em parceria com o Instituto Maria de Lourdes, o módulo básico da capacitação foi realizado de 3 a 28 de fevereiro, com um total de 40 horas.

“Fiz o curso de libras porque conheço muitos amigos surdos e eu não sabia falar em Libras. Minha mãe soube do curso aqui e me matriculou. Agora, consigo falar com os meus amigos”, testemunha uma das alunas, Elloah Lima de 8 anos.

Nesta quarta turma, 17 alunos, entre crianças, jovens, adultos e idosos, finalizaram o curso e aprenderam sobre o alfabeto numérico, frutas, meses do ano e também sobre apresentação.

“Os cursos de capacitação ofertados aqui, no Centro Comunitário Vale do Sol, são ferramentas de transformação social e têm um impacto positivo tanto na transformação pessoal como na vida financeira das pessoas. Esse é o quarto curso de Libras que oferecemos com o intuito de promover a inclusão social e tornar a comunicação mais eficaz e respeitosa para com as pessoas surdas”, explica Eliete Araújo, assistente social do Prosap e coordenadora social do Centro Comunitário.

A moradora do reassentamento, Leudiene Moreira de 36 anos, falou sobre importância de participar do curso juntamente com o filho de 9 anos, Rafael Oliveira. “O curso é muito importante, pois aprendemos a nos comunicarmos com a comunidade surda. Foi muito gratificante chegar até aqui e ter feito o curso junto com o meu filho foi maravilhoso”, fala orgulhosa a mãe informando que essa já é a segunda vez que o filho faz o curso.

“Penso até no dia em que ele for ingressar na faculdade e eu entrar junto com ele”, menciona Leudiene afirmando que o filho gosta bastante do curso de Libras, tanto que já pediu para que ela fique de olho nas inscrições da próxima turma porque quer participar novamente.

Além do curso de Libras, Rafael também já participou dos cursos de teatro, xadrez e boxe.

Também participaram da cerimônia de certificação a subcoordenadora de Ações Sociais do Prosap, Eulalia Almeida, a coordenadora da Pessoa com Deficiência de Parauapebas (Comped), Cilmara Bonfim, e o vereador Alex Ohana.

Os interessados em ofertar alguma capacitação ou serviço para a comunidade, no Centro Comunitário, podem entrar em contato pelo número (94) 9135-7740. No local, o Prosap mantém uma estrutura que oferta diversos cursos e realiza inúmeras ações em benefício da população.

Reportagem: Nara Moura
Fotos: Chico Souza