Prosap recebe alunos e professores do curso de Ciências Econômicas da Unifesspa

publicado: 06/12/2024 10h42

A visita ao município cumpre com o objetivo de conhecer as ações e os resultados do programa de saneamento ambiental

 

Alunos e professores do Curso de Ciências Econômicas, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), foram recebidos na tarde de terça-feira, 3, por servidores que atuam no Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). As boas-vindas ao grupo, composto por 30 pessoas, ocorreram na sede da Coordenadoria de Projetos Especiais da Prefeitura de Parauapebas (Copec), no bairro Beira Rio.

A visita da comunidade acadêmica ao Prosap integra a disciplina “Vivência de Campo”, cuja finalidade é envolver os estudantes nas discussões sobre as realidades locais, de modo que eles possam perceber os desafios enfrentados pelos municípios que têm sua economia atrelada à mineração. O mesmo grupo esteve nas cidades de Canaã dos Carajás e Curionópolis.

Os estudantes conheceram a história do Prosap por meio de explanações feitas pelo engenheiro de segurança do trabalho, Marcelo Pontes, e fizeram perguntas ao coordenador de projetos especiais da prefeitura, o engenheiro ambiental, Cleverland Carvalho, também à frente da gestão do Prosap. A subcoordenadora de ações sociais, Eulalia Almeida, e a coordenadora do Titula Parauapebas, Bruna Aguiar, também acompanharam a visita.

Após as apresentações sobre a história do Prosap, desafios e metas, os estudantes e professores foram levados às principais obras realizadas e em andamento nos bairros Tropical, Rio Verde, Beira Rio e Liberdade, como Parque dos Ipês, ETE Tropical, sistema viário, esgoto e drenagem e Complexo Turístico. Duas doutorandas da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) participaram da visita, visto que estão na região desenvolvendo pesquisas.

“Garantir o acesso ao saneamento básico permanece um grande desafio para a Amazônia, especialmente em territórios de expansão urbana acelerada, como nos municípios minerais do Pará. Experiências como o Prosap, no município de Parauapebas, são bons exemplos de como construir e executar políticas públicas que ampliam o acesso a serviços essenciais, garantindo a melhora na condição de vida das comunidades que vivem nesses territórios, especialmente daquelas mais vulneráveis”, destaca o professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Unifesspa, Daniel Nogueira Silva, doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Para Cleverland Carvalho, a atividade é significativa porque promove o fortalecimento institucional do programa. “Recebemos muitos visitantes e ter a comunidade acadêmica aqui é motivo de alegria para todos nós; e presenciar o entusiasmo deles é ainda mais expressivo”.

Texto: Jéssica Borges

Fotos: Jéssica Borges e Bruna Aguiar

Assessoria de Comunicação/PMP