Ação faz parte do calendário mensal do projeto que promove bem-estar, interação social e mais qualidade de vida
Os idosos que participam do Projeto Ipê Amarelo, desenvolvido no Centro Comunitário Vale do Sol, desfrutaram de uma tarde de lazer no Complexo Turístico de Parauapebas, um momento para trocas e muita interação. O encontro ocorreu na área do bosque, onde os idosos desfrutaram de um delicioso lanche e puderam contemplar a fauna e a flora do local, além de participarem de brincadeiras.
“O objetivo principal desse dia de passeio, realizado de acordo com o nosso cronograma mensal, é promover um dia de lazer e bem-estar para esse público da melhor idade. Essas são ações que contribuem com a saúde dessas pessoas”, explica a assistente social do Prosap e coordenadora do Centro Comunitário, Eliete Araújo.
A moradora do bairro Vale do Sol, Dulcinéia Cabral, de 62 anos, falou sobre como é participar desses momentos de atividades externas. “É muito bom e divertido demais. Só perde quem não vem!”, diz sorridente a idosa.
“Gosto de tudo no projeto. Os passeios são muito especiais porque nos divertimos muito”, diz Maria Edna da Silva, que também participa do Ipê Amarelo.
Ipê Amarelo
Desenvolvido, desde o segundo semestre de 2023, pela parceria entre a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), o Instituto Vale do Sol, o Instituto Maria de Lourdes e a Associação de Desenvolvimento Esportivo Educacional e Cultural de Artes de Parauapebas (Asdecap), o projeto envolve os moradores do Vale do Sol com idade acima de 60 anos.
Além dos passeios externos, as atividades com os idosos do projeto contam com nutricionista e enfermeiros, além da capoterapia, prática que combina atividade física com música e canto.
Texto: Nara Moura
Fotos: Nara Moura e Eliete Araújo
Assessoria de Comunicação/PMP