Prosap conclui importante etapa do sistema de esgotamento sanitário

publicado: 15/10/2024 11h50

A rede coletora de esgoto que estava em obras nos bairros Liberdade, União e Rio Verde foi concluída e marca um avanço importante no sistema de esgotamento sanitário que está sendo implantado no município

A Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), concluiu a instalação da rede coletora de esgoto que estava em execução nos bairros Liberdade, Rio Verde e União.

Com as obras iniciadas em agosto do ano passado, a rede de esgoto, que possui pouco mais de 8.000 metros de extensão, é fundamental para o sistema de esgotamento sanitário, pois será responsável pela coleta e transporte dos resíduos das residências para a futura Estação Elevatória de Esgoto do Liberdade, que ainda será construída.

Além disso, foi instalada uma linha de recalque com mais de 1.200 metros de extensão, composta por um conjunto de tubulações, conexões, peças, acessórios e dispositivos necessários para garantir o bombeamento eficiente do esgoto. Essa estrutura interligará a futura Estação Elevatória de Esgoto do Liberdade à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Rio Verde, que está em fase de construção.

Outro avanço significativo foi a instalação de uma rede de microdrenagem de aproximadamente 2.450 metros, essencial para canalizar a água das chuvas e direcionar ao Igarapé Ilha do Coco, prevenindo alagamentos e enchentes na região. Nas últimas chuvas, o sistema já se mostrou eficiente.

Dentre os serviços já concluídos, destaca-se a realização de 600 ligações prediais, responsáveis por conectar o esgoto dos imóveis à rede instalada. “É importante destacar que a rede só vai entrar em operação quando a ETE do Rio Verde estiver pronta, assim como a Estação Elevatória do Liberdade. É um trabalho um pouco demorado, mas que vai gerar mais qualidade de vida para a população”, afirma Jamerson Drumond, engenheiro civil do Prosap.

As obras exigiram intervenções diretas nas vias como a abertura de valas, o que tornou necessária a repavimentação dos locais afetados, resultando na interdição temporária de algumas ruas.

Ciente dos transtornos causados pelas obras, o Prosap mantém um diálogo constante com a comunidade local, por meio de ações sociais nas frentes de obras, além de disponibilizar o canal de comunicação “Alô Prosap” via WhatsApp: (94) 9 9973-0476 para atender demandas e dúvidas dos moradores sobre atividades em andamento.

Texto: Karine Gomes

Fotos: arquivo Prosap