XII Conferência Municipal de Assistência Social elege 18 delegados

publicado: 19/08/2019 15h59

Nos dias 13 e 14 deste mês, profissionais, estudantes, representante de ONGs e demais entidades, e ainda do poder público participaram da XII Conferência Municipal de Assistência Social que discutiu o tema “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”, realizado no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup).

Pela primeira vez em doze edições uma Conferência contou com a participação de índios Xikrins. “A Conferência é voltada para todos. É para que a população participe da construção e melhoria da política pública de assistência”, afirmou George Augusto, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Comasp).

“O pessoal foi pra aldeia, convidou nós e hoje estamos aqui, apresentando o nosso povo”, declarou Roiry Xikrin, da Aldeia Cateté. “A participação popular é essencial para contribuir com os avanços nos serviços oferecidos pela Prefeitura de Parauapebas”, destacou Jorge Guerreiro, secretário de Assistência Social (Semas).

“Essa é a hora de participar, saber o que está acontecendo no município, conhecer mais os nossos direitos”, disse Geovane Lima, usuário do Cras Altamiro Borba.

Ao final da Conferência, foram eleitos 18 delegados. Destes, nove são representantes do governo municipal, quatro representantes dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas), quatro representantes de  trabalhadores do SUAS e dois representantes de Organizações da Sociedade Civil.

Texto: Anne Costa

Fotos: Piedade Ferreira