VIGILÂNCIA SANITÁRIA ORIENTA COMERCIANTES DE AÇAÍ

publicado: 30/10/2018 18h06

Centenas de comerciantes de açaí receberam capacitação sobre a correta manipulação do fruto, no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup). A ação foi promovida pela Vigilância Sanitária em parceria com o Banco do Povo da prefeitura e o Sebrae.

Durante o treinamento foram abordados vários tópicos como comercialização do fruto, armazenamento, manuseio, qualidade, fiscalização e orientações sobre microempreendedorismo. Tudo para garantir a manipulação saudável do açaí, evitando doenças, e ainda para mostrar aos comerciantes que a formalidade do negócio é o caminho para o sucesso das vendas.

“Estamos orientando os vendedores para que todos comercializem o produto de forma correta e que também ofereçam um fruto de qualidade aos consumidores. Nosso principal objetivo é garantir qualidade na oferta do produto”, explicou Vanessa Cristian, fiscal da Vigilância Sanitária, para informar que em Parauapebas o governo municipal já cadastrou 168 pontos de vendas de açaí. “Estamos incluindo também um levantamento dos vendedores da zona rural do município”, informou Vanessa.

Na reunião, o papel do Sebrae também foi de orientar, mas desta vez no sentido de mostrar as vantagens de ser empreendedor. “Estamos orientando os trabalhadores informais  para que eles possam sair da informalidade e se tornar um microempreendedor individual (MEI), pagando um imposto baixíssimo e também tendo os direitos trabalhistas para eles e seus familiares”, disse o analista e gestor de projetos do Sebrae , Fernando da Silva de Araújo.

Para a vendedora de açaí Joana dos Santos Nascimento, a capacitação foi excelente. “Sanei todas as minhas dúvidas sobre a manipulação do fruto. Seria interessante ter mais treinamento como este”, opinou a vendedora.

Saiba como obter a carteira de manipulador de alimentos

Toda pessoa que trabalha diretamente no preparo de alimentos precisa tirar a Carteira de Manipulador. Para isso, o trabalhador precisa levar os seguintes documentos à Vigilância Sanitária:

•        1 foto 3X4;

•        Cópia da identidade;

•        Cópia do CPF;

•        Cópia do comprovante de residência

•        Cópia do certificado do Curso de Manipulador de Alimentos

•        Laudo médico

Para obter o laudo, o trabalhador deve ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência se consultar com um médico, que deverá solicitar diversos exames como coprocultura, coproparasotológico, raspagem de unhas para exame direto, VDRL (sífilis) e hemograma.

BANCO DO POVO

“O objetivo do Banco do Povo é promover o negócio do micro e pequeno empreendedor de Parauapebas, por meio de um crédito que é disponibilizado tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica”, explicou o coordenador geral do Banco do Povo, Paulo Patrick Lima.

O Banco do Povo de Parauapebas conta com duas agências: uma funciona na Feira do Produtor, localizada na rodovia Faruk Salmen, e outra no Mercado Municipal, no bairro Rio Verde. Ambas funcionam de segunda à sexta-feira, das 8 às 14 horas.

Texto: Janaina Ravanelli | Semsa
Fotos: Luciano Silva | Semsa