Vem aí a 1ª Copa Xikrin do Kateté de Futebol Indígena da região de Carajás

publicado: 17/06/2021 15h26

31 times disputam o troféu Bep Karoti Xikrin


Com o objetivo de promover a cultura esportiva entre os povos indígenas a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Departamento de Relações Indígenas (DRI) e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) com apoio do Instituto Indígena Botiê Xikrin realiza a 1ª Copa de Xikrin do Kateté de Futebol Indígena. 

A abertura da copa ocorre neste sábado, 19 e as competições seguem até 25 de junho.  O palco das disputas será a aldeia Ôôdjã. Ao todo, 31 equipes (18 masculinas e 13 femininas) se apresentar para competir nas modalidades de futebol e futsal.  “Serão 13 comunidades indígenas participantes e decidimos realizar esse campeonato em cumprimento às diretrizes do governo municipal, a ideia é promover o esporte amador fazendo com que os indígenas recebam o reconhecimento de que também são bons de bola”, declarou o coordenador do DRI, Girlan Silva . 

O troféu da competição será em homenagem ao ex-cacique Bep Karoti Xikrin que faleceu no dia 31 de maio do ano passado vítima da Covid-19. O cacique deixou como legado a justiça, solidariedade, o amor pela natureza e a paixão pelo futebol . “A escolha do nome para representar o campeonato foi unanime, nada mais justo o “Bep” receber esse reconhecimento, além da premiação ao campeão e vice- campeão, a Semel vai oferecer apoio de comissão de arbitragem, medalhas, uniformes, bolas, revitalização dos campos e logística” detalhou o coordenador de esportes rurais e comunidades indígenas da Semel, Abreu Lima.



Preparação 

Na última terça- feira, 15, a equipe da Semel visitou a aldeia Ôôdjã para realizar o sorteio que define a ordem dos times de acordo com a tabela. Segundo o regulamento as regras serão as mesmas usadas pela Confederação Brasileira de Futebol e a Confederação Brasileira de Futsal para os jogos amadores. Se tudo ocorrer dentro do previsto, os times das tribos terão a chance de se profissionalizar e quem sabe serem incluídos no quadro da Liga Esportiva Parauapebas (LEP), atual responsável pela organização do Campeonato Municipal da cidade.  Ainda durante a Copa Xikrin está previsto a visita da comissão técnica do Parauapebas Futebol Clube (PFC) que aceitaou o convite para analisar o desempenho dos jogadores indígenas. 

“Estamos ansiosos, gostamos de futebol e na tribo tem muitos guerreiros que podem jogar bola como o homem branco, vai ser muito bom esse jogo e vai ser bonito”. agradeceu o cacique Djudjêkô Kamreik Xikrin.

No dia 26, após a cerimônia de premiação dos times campeões está prevista a posse do novo cacique Bep Oti Xikrin Filho que assume o cargo de cacique ocupando o lugar do pai Bep Karoti Xikrin. Para as comemorações as aldeias devem realizar o amistoso da Amizade entre as aldeias Xikrins e os indígenas Gaviões kyikatejê povos indígenas como forma de presentear o novo líder indígena. 

 


Texto: Cleidi Rodrigues/ Comunicação Semel 

Fotos: Ernaldo Morcego