Usuários do PIPA confeccionam brinquedos com material reciclável

publicado: 06/06/2019 14h12

A atividade faz parte da 24ª Semana do meio Ambiente

Usuários atendidos pelo PIPA participaram da 24ª Semana do Meio Ambiente de Parauapebas. Sabe como? Confeccionando instrumentos musicais com material reciclável. “Aprendi a fazer um tamborzinho usando uma lata de leite, fita e balão. Foi melhor fazer isso do que só jogar no lixo. Eu amei”, relata Evelyn dos Santos.

“Direitos e Deveres” é o tema trabalhado durante a Semana do Meio Ambiente este ano. “Nossa proposta é que as crianças e adolescentes cresçam sabendo de suas responsabilidades para contribuir com um meio ambiente mais equilibrado”, disse Francilma Dutra, técnica da Secretaria de Meio Ambiente.

Tambor de lata, chocalhos de garrafa pets e pandeiros feitos com papelão foram alguns dos objetos produzidos. Agora, a Joseane, que entrou no Pipa este ano, já pensa em sempre aproveitar esse material dando uma boa utilidade sem descartar no lixo.

“Vou falar pra mamãe guardar porque eu achei muito bom aprender a fazer. E a gente ainda ajuda a cuidar do meio ambiente”, disse a pequena Joseane Costa.

A Semana do Meio Ambiente começou no último domingo (2) com o passeio ecológico e contou com a participação de mais de 250 ciclistas que saíram do Aeroporto de Carajás rumo ao Centro PIPA. Além da produção de brinquedos, as crianças e adolescentes atendidos no PIPA tiveram “Um Dia no Teatro”, em visita ao Centro Cultural de Parauapebas.

E a programação continua:

Sexta-feira, 7

Ação socioambiental (Mutirão de Limpeza e Plantio)

Local: Próximo a ponte do Bairro Liberdade I

Horário: 8h às 12h

Sábado,8

Virada Sustentável (Oficinas, troca de livros, bazar, exposições, desfile de moda sustentável e atrações culturais)

Local: Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC)

Horário: 8h às 18h

Texto: Anne Costa

Fotos: Piedade Ferreira

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

{lightgallery type=local path=images/ANO2019/JUNHO/PIPA Name=Demo5 previewWidth=150 itemSpace=3px}{/lightgallery}