Ufra forma novos agrônomos e zootecnistas em Parauapebas

publicado: 05/02/2016 17h32

Na noite do último sábado (23), um total de 11 alunos dos cursos de Zootecnia e de Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) colaram grau. O evento, que foi marcado por muita emoção e belos discursos, ocorreu no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup).

Marcaram presença à cerimônia os secretários municipais Leila Lobato (Educação), Wander Nepomuceno (Planejamento) e Horácio Martins (Produção Rural); autoridades acadêmicas  Marcel do Nascimento Botelho (pró-reitor de ensino da Ufra) e Kaliandra Souza Alves (diretora do campus de Parauapebas); entre outras autoridades.

A formanda Bárbara Priscilla Batista Casemiro Bonfim, de 23 anos, foi a juramentista da turma de Agronomia. A nova engenheira agrônoma afirma que o apoio dos professores foi fundamental para que ela concluísse o curso. “Tivemos greves, entre outras dificuldades, mas contamos também com professores maravilhosos, que nos incentivaram durante a caminhada”, declarou, explanando sua felicidade e fazendo planos para o futuro.

Greicy Danielle de Souza Feitosa, formanda em Zootecnia, também se emocionou. “Estou vivendo a realização de um sonho. É indescritível”, desabafou, dizendo que já está atrás de colocação no mercado de trabalho.

Tanto a secretária de Educação quanto o de Planejamento falaram sobre a importância do agronegócio para o município e o quanto as profissões dos formandos estão em alta. “Quero dar uma boa notícia a vocês. Segundo pesquisa divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, enquanto o país mais demitiu do que contratou em 2105, as profissões de vocês aparentemente não foram afetadas. Foram mais de mil contratações com carteira assinada, somando as duas áreas. Não houve crise na área de vocês”, afirmou Leila Lobato, aconselhando os jovens a irem em busca de novas oportunidades.

CURSO E PARCERIAS

Segundo o pró-reitor Marcel Botelho, a universidade tem entregado à sociedade, profissionais altamente qualificados. “O curso de Zootecnia de Parauapebas conquistou nota 4 na avaliação do Ministério da Educação, ou seja, estamos entre os cursos de excelência desse país”, ressaltou, afirmando que o foco da instituição é a qualidade e que o mérito da conquista deve ser dado a professores e alunos.

A diretora do campus local da Ufra, Kaliandra Alves, afirmou estar orgulhosa de preparar mais profissionais para o mercado de trabalho e agradeceu à Prefeitura pela parceria. “Nós nos sentimos honrados pelo fato de a Prefeitura de Parauapebas estar sempre nos acolhendo, seja pelo apoio da Secretaria de Educação, de Obras, de Produção Rural ou de Planejamento. Agradeço pela colaboração, e que continuemos realizando essa parceria em prol de um ensino superior de qualidade”, finalizou.

Messania Cardoso
Assessoria de Comunicação | Semed