Turismo de Parauapebas estuda seguir modelo de gestão de Bonito

publicado: 09/03/2020 15h32

Equipe viaja nesta segunda-feira para a cidade do Mato Grosso do Sul,

que é referência em ecoturismo no Brasil.

Uma equipe de Parauapebas vai para a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, para conhecer e implementar no município características do modelo de gestão em turismo que é case de sucesso no Brasil. Representantes do Departamento (Detur) e do Conselho Municipal de Turismo (Comtup), Sebrae Parauapebas, Coordenadoria Especial de Uso Público da Flonaca e ICMbio embarcam nesta segunda-feira, 9, para uma viagem que garante o retorno com bagagens a mais de muito conhecimento.

A presidente do Comtup, Aglaudene Tomé, avalia como “uma das viagens mais importantes, tendo em vista que trará grandes benefícios para o município e trade local, pela busca de experiência junto a um destino que é referência em ecoturismo e voucher único no Brasil”.

O voucher único, que também deve ser implementado em Parauapebas, é o principal mecanismo de controle e ordenamento da atividade turística em Bonito. Ele garante o controle on-line da quantidade de visitas por atrativo, além do pagamento devido do imposto.

A gerente do Sebrae Parauapebas, Ana Suzi, explica sobre a parceria da instituição com o governo. “O Sebrae, por estar mais perto do empresário, entra nessa parte: sensibilização, capacitação. É uma parceria importante para desenvolver o trade e consolidar o destino Parauapebas. Bonito é referência em turismo e também de parcerias. Com isso, o desenvolvimento é certo”, garante.

“Aprimorar, buscar ideias e sistemas inovadores” é como o coordenador de proteção do ICMbio, Vitor Garcia, resume a importância da viagem. Ele diz que é uma forma de estudar novo jeito de promover o turismo em Parauapebas e crescer na aquisição de novos conhecimentos. “É aprender com o destino de sucesso que já está estabelecido no País e fazer a implantação disso em Parauapebas”, ressalta.

O coordenador do Detur, Marcos Alexandre, explica que Parauapebas está entrando em uma segunda fase de desenvolvimento turístico. “Além de Bonito ter o melhor modelo de gestão em turismo do Brasil e ser case de sucesso, também possui características semelhantes às de Parauapebas no que diz respeito ao ecoturismo. Agora, nosso município vai entrar em uma segunda fase, que é a de estruturação dos atrativos”, adianta ele.

Em preparação

Essa é a primeira viagem para visita técnica que representantes do município farão neste ano. A segunda, com esse perfil, está programada para o próximo semestre, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Ainda neste primeiro semestre, Parauapebas se prepara para ser bem representado nas principais feiras do País: WTM Latin América e Avistar, em São Paulo (SP), Fita em Belém (PA) e BNT Mercosul em Itajaí (SC).

Texto: Rayssa Pajeú
Foto: Irisvelton Silva