TRADICIONAL CARROÇADA ABRE PROGRAMAÇÃO DO 15º FESTIVAL JECA TATU

publicado: 22/06/2017 15h05

As ruas de Parauapebas foram invadidas por um desfile de muita irreverência, alegria e cores na tradicional carroçada que abriu o 15º Festival Jeca Tatu, nesta quarta-feira, 21. O desfile saiu da Praça Faruk Salmen, no bairro Guanabara, e seguiu até à Praça de Eventos, na Cidade Nova.

Ao todo, 21 quadrilhas participaram do desfile, que tem como proposta convidar a população para prestigiar a maior festa junina da cidade, que se prolongará até domingo, 25. Para a recepcionista Lizandra Santos, a alegria e o ritmo dos brincantes contagiaram o público. “Muito bonita essa brincadeira em clima de festa. Desse jeito, dá vontade de participar também. Vou levar minha família na Praça de Eventos”, disse a moradora do Rio Verde, que assistia à carroçada.

Na chegada à Praça de Eventos, os brincantes foram recepcionados com queima de fogos e por um grande público que assistiu a concursos para escolha da Miss Caipira Gay, Jeca, Miss Caipira, Casamento na Roça, quadrilhas mirins, apresentações de artistas locais e o Boi Bumbá da Maiobá, direto do Maranhão, na arena montada especialmente para as apresentações.

“Este ano, o festival trouxe o boi, que é muito legal, e as quadrilhas mirins, que deram um charme ao evento, pois as crianças e os adultos se divertem”, observou a auxiliar administrativa Ivaneide Costa.

Durante todo o festival, as quadrilhas Explode Coração, Príncipe da Roça, Explosão Junina, Encanto Junino, Cabras da Peste, Morceguinhos da Roça, Os Matutos, Rabo de Palha, Moleque Doido, Revelação Caipira, Flor do Sertão, Os Caipiras, Tradição dos Minérios, Guerreiros de Fogo, Flor do Futucaí, Esplendor Junino, Coração do Sertão, Sedução Junina, Explosão de Cheiro, Jovens do Cangaço, Império de são João, Chapéu de Palha, Coração do Sertão, Guerreiros de Fogo e Paixão Junina irão disputar o título nos três primeiros lugares nas categorias Caipira, Estilizada e de Salão.

As campeãs serão conhecidas no dia 26 deste mês. O Festival Jeca Tatu é uma realização da Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup) e Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Texto: Liliane Diniz
Fotos: Bruno Cecim