TRADICIONAL CARROÇADA ABRE 16° FESTIVAL JECA TATU

publicado: 29/06/2018 15h55

A alegria e o colorido tomaram conta das ruas de Parauapebas na quarta-feira, 27, quando a tradicional carroçada deu início à programação do 16° Festival Junino Jeca Tatu, com o tema “Salve Mestre Cupijó”. O desfile saiu da Praça Faruk Salmen, no bairro Guanabara, e seguiu até a Praça de Eventos, na Cidade Nova.

Trinta e quatro quadrilhas participaram do desfile, sendo 11 de municípios vizinhos como Tucuruí, Altamira e Jacundá. Pelas ruas, as mulheres exibiam muita brejeirice ao lado do jeito matuto dos homens, que sempre provocam muitos sorrisos e vontade de todo mundo entrar na brincadeira. E o objetivo da carroçada é exatamente esse: convidar e estimular a população a participar da maior festa junina da cidade, que se prolongará até domingo, 1º de julho.

Na Praça de Eventos, os brincantes foram recebidos com mais festa ainda por um público que assistiu às apresentações e o concurso para escolha da Miss Caipira Gay, Jeca Tatu, Miss Caipira, quadrilhas mirins e a novidade deste ano: a quadrilha de patinadores. O casamento na roça, é claro, jamais poderia faltar.

O presidente da Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup), Carlos Magno, mais conhecido como Bhyl, não esconde a empolgação e aposta no grande sucesso do festival deste ano. “Tenho certeza que todos aqui irão dar o seu melhor. Nossa expectativa é das melhores, e esse será o melhor festival não só daqui de Parauapebas, mas de toda região” prevê ele.

Neste ano, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) decidiu valorizar ainda mais os músicos locais. Por isso, durante os quatro dias de festival o público poderá curtir muito forró pé de serra com artistas como Vamberto e Banda, Josy Leal, Zequinha do Acordeon, Monteirinho do Acordeon e Juquinha do Acordeon. “Nós temos ótimos artistas e nada mais do que justo colocá-los para animar ainda mais nosso festival, aliás, o melhor festival da região”, enfatiza o titular da Secult, Popó Costa.

AS QUADRILHAS

O 16º Festival Jeca Tatu irá premiar as três melhores quadrilhas nas categorias Caipira, Estilizada e de Salão. Participam da festa as quadrilhas Explode Coração, Príncipe da Roça, Explosão Junina, Encanto Junino, Cabras da Peste, Morceguinhos da Roça, Os Matutos, Rabo de Palha, Moleque Doido, Revelação Caipira, Flor do Sertão, Os Caipiras, Tradição dos Minérios, Guerreiros de Fogo, Flor do Futucaí, Esplendor Junino, Coração do Sertão, Sedução Junina, Explosão de Cheiro, Jovens do Cangaço, Império de São João, Chapéu de Palha, Coração do Sertão, Guerreiros de Fogo e Paixão Junina.

O Festival Jeca Tatu é uma realização da Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup) e Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secult.

Texto: Sabrina Linhares
Fotos: Piedade Ferreira e Helder Messiahs