TIME DE HANDEBOL DE PARAUAPEBAS VAI REPRESENTAR O PARÁ EM MANAUS

publicado: 17/09/2018 17h42

Atletas são alunos da Escola Municipal Fernando Pessoa, que vão em busca do título nos Jogos Escolares da Juventude

Os alunos-atletas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fernando Pessoa, localizada no bairro dos Minérios, já fazem os últimos ajustes para a viagem rumo a Manaus (AM), quando irão representar o município e o Pará na etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que ocorrerão nesta semana, entre os dias 19 e 23.

O time tem sido destaque nos Jogos Interescolares de Parauapebas (Jips), sendo tricampeão na competição, e nos Jogos Estudantis Paraense (Jeps), onde alcançou o mesmo feito, e já participou duas vezes dos JEJ’s, conquistando o bronze nas edições de 2016 e 2017.

Segundo Gentil Eduardo Cardoso, professor de Educação Física e treinador dos jogadores, todo esse resultado é fruto de muito esforço e dedicação. “Nós treinamos regularmente cinco vezes por semana, e para que eles obtenham o desempenho que estão tendo o treino é realizado com um time composto por alunos mais velhos”, conta o educador.

A expectativa neste ano, diz Gentil, é de que a equipe traga o título. “Temos um ritmo bom de treino, temos atletas dedicados, possuo um conhecimento técnico satisfatório, então estamos tranquilo e a expectativa é a conquista do ouro”, afirma o técnico, para quem “é fundamental” o apoio do governo municipal, por meio das secretarias de Educação (Semed) e de Esporte e Lazer (Semel).

Entre os jovens atletas, a expectativa é maior ainda. Francisco Gabriel de Souza, 14 anos, é o artilheiro do time. Haja responsabilidade. “Nunca pensei que poderia representar minha região em uma competição nacional. Estou muito feliz e com certeza vamos fazer bonito”, prevê ele.

Para o goleiro da equipe, Felipe Vinicius de Lima, o esporte representa muito. “Já faço parte do time há dois anos. Desde então, tenho me tornado uma pessoa melhor, mais focado, disciplinado, até as notas melhoraram. Meu sonho é ganhar a vida jogando profissionalmente, mas, caso não consiga, o que aprendi com o professor e com a experiência de fazer parte do time vou levar para a vida”, assegura Gabriel, que não esconde o otimismo com os jogos porque se depender dele “o título já é nosso”.

FEITO INÉDITO

Cerca de 90% dos times que chegam aos Jogos Escolares da Juventude são de escolas particulares, mas em 2017 Parauapebas fez algo inédito: duas de suas equipes da mesma categoria, uma feminina e outra masculina, ambas de escola pública, participaram da competição.

JEJS COM NOVO FORMATO

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) definiu que as etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas, serão realizadas nas cidades de Natal (RN), Manaus (AM) e Joinville (SC). Cada uma dessas cidades receberá alunos de nove Estados. A etapa nacional dos jogos será realizada em Natal e reunirá mais de seis mil atletas das categorias 12 a 14 e 15 a 17 anos.

Texto e fotos: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP